Viamão, 31 de Julho de 2014

Cidade

Abaixo-assinado resulta em duas viaturas

Após pressão, moradores conseguem melhorias na segurança da Santa Isabel

Após pressão, moradores conseguem melhorias na segurança da Santa Isabel Posto onde já acontece um Ponto Base da Brigada Militar e poderá ter uma UPC - Foto: Reprodução Google Maps

Isis Colissi | Diário de Viamão

O abaixo-assinado com 300 assinaturas de comerciantes da Santa Isabel, que foi entregue no dia 29 de maio, já surtiu efeito.  Segundo o tenente coronel do 18º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Marcelo Giusti, a Secretaria de Segurança do Estado disponibilizou para o efetivo de Viamão, duas viaturas Renault Sandero, no qual uma delas servirá para fazer vigilância constante na vila Santa Isabel.

O tenente coronel diz que aproveitou o abaixo-assinado para solicitar as viaturas para a Secretaria de Segurança do Estado e obteve uma resposta positiva. "Já recebemos as duas viaturas. Elas ainda não estão em circulação, porque temos que regularizar os últimos detalhes da documentação, mas acredito que semana que vem já estejam nas ruas". 

VIATURAS- Uma das viaturas ficará para a coordenação geral no município, podendo fazer ronda em diversas vilas, porém a outra será exclusiva para a Santa Isabel. Giusti explica que essa viatura atuará no horário comercial dando total suporte para os comércios da Avenida Liberdade e arredores.

 "Esse carro terá uma central para atender os comerciantes, ou seja, caso aconteça algum assalto ou suspeita, o comerciante poderá ligar direto para a viatura e ela irá para o local solicitado no exato momento. Não será necessário ligar para a central do 190", afirma. 

UPC- A Unidade de Policiamento Comunitário (UPC), que foi solicitada pelos moradores e comerciantes da Santa Isabel ao 18º BPM, e que foi levantada a hipótese de um possível estabelecimento num posto de combustível, que fica na esquina da Avenida Liberdade com a Rua Diamantina, ainda não foi estabelecido, conforme informa o comerciante e líder comunitário Tiago Cunha. 

Segundo ele, recentemente acompanhou Giusti em uma visita ao posto para analisar o local. "Até agora estamos aguardando uma resposta para a efetivação da UPC no posto, que contribuirá muito para a segurança da vila", relata. O tenente coronel informou que o local já está servindo como Ponto Base (PB) para a viaturas, porém ainda não existe um espaço físico. 

"Estamos avaliando junto com a comunidade a possibilidade de estabelecer um espaço físico naquele local. Por enquanto, começamos a fazê-lo como PB, o que facilita nosso trabalho, sendo que o lugar é próximo também do Caminho do Meio", destaca.

POLICIAMENTO- Cunha diz que o policiamento melhorou bastante, mas ainda deixa a desejar. "A vigilância está sendo contínua, porém se eles vigiam cinco dias, no sexto não se vê ninguém. Parece que às vezes os policiais somem. Mesmo assim, melhorou e não tivemos mais o registro de assaltos ou arrombamentos", analisa.

O líder comunitário acredita que a mídia influenciou positivamente ao divulgar os assaltos, pois assim, muitos criminosos se sentiram intimidados. De acordo com ele, quando uma equipe de televisão esteve na Avenida Liberdade, os guardas municipais resolveram fazer patrulha na Santa Isabel. "Nunca a Guarda Municipal faz vigilância na Avenida Liberdade, mas um dia antes da televisão nos visitar, eu liguei para o prefeito Valdir Bonatto e informei que a TV estaria fazendo uma reportagem sobre a falta de segurança da vila. Assim no dia da gravação, a Guarda Municipal resolveu dar sua primeira volta na Santa Isabel", protesta.

SUSEPE- Cunha comenta que agora aguardam apenas uma resposta da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), para saber se o Instituto Penal de Viamão (IPV) será desativado ou não. “ Estivemos conversando com a Susepe, mas ainda não obtivemos uma resposta ao que eles nos prometeram que foi a possível desativação do IPV”, diz.Caso seja desativado, os moradores da Santa Isabel acreditam que poderá diminuir mais ainda a incidência de assaltos.





Data de publicação:

27/06/2013 - 10:47:51

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do site. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Os leitores e usuários desse site encontram-se sujeitos às condições de uso do Diário de Viamão e se comprometem a respeitá-las.






Nome:

E-mail:

Mensagem:

Imprimir Indique a um amigo
Seu Nome

Seu Email

Email do Amigo
 
Publicidade PublicidadeEdição Digital DV Cinza PublicidadePublicidade Publicidade Publicidade
Diário de Viamão
Edição Digital
Últimas Notícias
Como Anunciar



Telefones:

Assinaturas - (051) 3046-2653 Ramal 213
Depto Comercial - (051) 3046-2653 Ramal 214
Redaçao - (051) 3046-2653 Ramal 202
ADM/Financeiro- (051) 3046-2653 Ramal 214
Avisos Legais
Políticas de Privacidade
Temos de Uso do Site

Av. Américo Vespúcio Cabral, 163
CEP 94410-300
Centro de Viamão