Viamão, 21 de Dezembro de 2014

Cidade

Ano letivo inicia hoje em Viamão

Com a volta às aulas, pais devem adaptar sua rotina em função dos filhos

Com a volta às aulas, pais devem adaptar sua rotina em função dos filhos Volta às aulas na rede municipal faz com que pais se atentem para acompanharem os filhos

Isis Colissi | Diário de Viamão

O ano letivo começa hoje na rede municipal de ensino em Viamão e para muitas famílias a rotina acaba se alterando. Com os filhos estudando, muitos pais que trabalham precisam dividir o tempo para levá-los e buscá-los na escola, além de dedicar atenção para auxiliá-los nas tarefas escolares.

De acordo com a pedagoga e diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santa Cecília, Stela Abreu da Silveira, a participação dos pais no cotidiano escolar dos filhos é fundamental para a formação educacional e garante um melhor desempenho nas atividades escolares, porém geralmente eles largam os filhos na escola e acabam esquecendo que também precisam cooperar. 

- A participação dos pais no dia-a-dia do filho na escola resulta no bom andamento dele nas atividades propostas. O aluno que tem os pais participativos, normalmente são mais educados, dedicados e prestativos em sala de aula. Quando os pais se preocupam com o filho na escola, suas atitudes mudam- ressalta.

INCENTIVO

O incentivo dos pais é fundamental para que as crianças se adaptem à rotina escolar e consigam melhores resultados em seu desempenho pedagógico. Porém, muitas vezes não é fácil conciliar uma rotina exaustiva de trabalho com o cotidiano escolar dos filhos.

O soldador Nilo José Botelho é um exemplo de pai que trabalha muito e não consegue acompanhar sua filha nas atividades escolares. Ele viaja muito e chega a passar um mês distante da família, então todo acompanhamento escolar fica por conta da esposa. 

- Fico poucos dias em casa e quando estou com minha filha geralmente saímos para tomar um sorvete ou brincamos juntos. Quanto às atividades escolares, prefiro deixar por conta da minha esposa que está todos os dias ao lado dela. - explica.  

ATENÇÃO NECESSÁRIA 

A pedagoga Stela diz que é necessário os pais separarem um período e darem atenção aos filhos, e que por menor que seja o tempo, sempre será útil. 

- Eu sou um exemplo de mãe que trabalhava e mesmo assim nunca deixei de acompanhar meus filhos na escola. Agora eles são universitários e continuo ajudando e acompanhando. Se a família não participar, o filho não dará a devida importância para a escola. O papel de educar não é somente da escola, mas também da família- destaca. 

MÃE PRESENTE

A dona de casa Simone Santos é uma mãe presente na rotina escolar dos filhos. Ela conta que mora em frente à EMEF Residencial Figueira, onde estudam seus cinco filhos e que isso facilita no acompanhamento diário à rotina deles. 

Segundo ela, a escola é nova no bairro e anteriormente os filhos estudavam em outra mais distante, o que dificultava seu acompanhamento e muitas vezes, os filhos reclamavam da ausência da mãe na escola. Agora, com a escola perto, ela notou que sua presença fez com que eles se sentissem mais confiantes. 

- Comecei a ajudá-los nas atividades, porque às vezes, a professora não consegue atender individualmente à todos devido ao número elevado de alunos - fala.

TAREFA ESCOLAR 

O pai e a mãe devem auxiliar nas lições e nos trabalhos escolares dos filhos. Porém, alguns pais se confundem e no desejo de que o filho tenha um bom desempenho, acabam fazendo os trabalhos no lugar do estudante. 

Conforme Stela, sempre que ocorre uma reunião na EMEF Santa Cecília, é enfatizado para os pais que eles devem fazer o papel de intermediário com a escola e o aluno, ou seja, ajudar e tirar dúvidas dos filhos, mas nunca fazer as atividades por eles.

E pensando em ajudar e melhorar o desempenho escolar do filho Cauã, de 7 anos, é que Priscila Gomes Pereira decidiu se dedicar mais no ano passado, quando seu filho estava com um rendimento ruim na escola. 

- Todo dia analiso o caderno dele e cobro para que faça as tarefas de casa. Também resolvi criar uns joguinhos educativos em que o Cauã aprende brincando, o que torna tudo mais fácil para ele. Muitas vezes a professora não tem esse tempo para se dedicar exclusivamente a um aluno, então, como mãe, tenho a obrigação de incentivar e estar sempre ao lado de meu filho. - comenta.

PRESENÇA IMPORTANTE

Stela diz que quando tem reuniões trimestrais com os pais na EMEF Santa Cecília, escola na qual é diretora, a presença dos pais não chega a 50%. 

- A presença maior de pais é nas festas que promovemos durante o ano. Estamos planejando criar em agosto, na mesma data que comemoraremos o Dia dos Pais, o "Dia da Família na Escola", para incentivar a participação ativa dos pais. Para esse ano, esperamos também, aumentar o índice de presença nas reuniões. - destaca.

Veja como os pais podem auxiliar no cotidiano escolar dos filhos:

1 - Desenvolva o hábito de observar o caderno de seu filho e se ele trouxe lição para casa..

2 - Na hora da lição, procure desligue o som, tv, dvd, etc. A concentração é muito importante.

3 - Proporcione um horário e lugar agradável e confortável.

4 - Acompanhe seu filho nas tarefas, apenas como informante (não faça nada por ele).

5 - Intercale momentos de lazer e descanso. Cada criança tem um tempo limite de concentração. Tenha cuidado com isso. Não transforme o momento harmonioso em tenebroso.

6 - Procure recursos como dicionário, livros ou internet para auxiliar na prática da lição. 

7 - Desafie seu filho com alegria, promova um ambiente alegre.

8 - Transmita a odeia de que tarefa não é castigo, é um momento que faz parte da vida.

9 - Deixe que seu filho trazer colegas para fazerem atividades juntos, pois a troca de experiência é de grande valia.

10 - Lembre-se de que ninguém nasce sabendo e cada criança é singular dentro de suas capacidades em aprender. Não compare seu filho com outros alunos que fazem a lição mais rápido. Nunca o chame de burro ou outro nome que o ridicularize e o humilhe.

11 - Aprender exige paciência. Então, tenha calma.

12 - Procure saber se seu filho apresenta alguma dificuldade de aprendizado. Acompanhe a rotina dele na escola, converse com os professores e caso apresente problemas, peça ajuda e orientação de profissional específico e não se esqueça de comunicar à professora.





Data de publicação:

27/02/2013 - 09:55:41

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do site. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Os leitores e usuários desse site encontram-se sujeitos às condições de uso do Diário de Viamão e se comprometem a respeitá-las.






Nome:

E-mail:

Mensagem:

Imprimir Indique a um amigo
Seu Nome

Seu Email

Email do Amigo
 
Publicidade PublicidadeEdição Digital DV Cinza PublicidadePublicidade Publicidade Publicidade
Diário de Viamão
Edição Digital
Últimas Notícias
Como Anunciar



Telefones:

Assinaturas - (051) 3046-2653 Ramal 213
Depto Comercial - (051) 3046-2653 Ramal 214
Redaçao - (051) 3046-2653 Ramal 202
ADM/Financeiro- (051) 3046-2653 Ramal 214
Avisos Legais
Políticas de Privacidade
Temos de Uso do Site

Av. Américo Vespúcio Cabral, 163
CEP 94410-300
Centro de Viamão