Quinta-feira, 18 de OUTUBRO de 2018

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

Sartori em Viamão

O mais moderno batalhão de polícia e o famoso viaduto

por Vinicius Ferrari | Publicada em 13/06/2018 às 16h36| Atualizada em 14/06/2018 às 10h07

- Viamão ganha hoje o mais moderno batalhão da Brigada Militar. Seguramente não há nada parecido no Rio Grande do Sul. Em tempos de tanto descrédito da população, nós temos aqui uma atitude de motivação e esperança – foi com esta frase que o Governador José Ivo Sartori entregou na manhã desta terça-feira a nova sede do 18º Batalhão da Brigada Militar, que vai se instalar no complexo Ana Jobim nos próximos meses.

A delegação de Sartori chegou pontualmente às 10h na parada 36 e os discursos, do Secretário de Segurança Pública Cesar Schirmer e dos representantes da Brigada Militar foram dirigidos principalmente a primeira-dama pelo trabalho a frente da secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos. A SDSTJDH (sigla que parece resultado de uma pancada no teclado) financiou junto ao Bid (Banco Interamericano de Desenvolvimento) mais de 8 milhões de dólares que estão sendo aplicados no Ana Jobim, em um centro da Juventude, reforma da Escola Estadual Ana Jobim e a construção de uma unidade da Fase, no mesmo terreno da Unidade de Pronto Atendimento, e agora, da nova casa da brigada viamonense.

 

 

Maria Helena, que recebeu homenagem da Brigada Militar, agradeceu em sua fala o cumprimento do prazo pela empresa licitada.

- A empreiteira recebeu a missão do governador de erguer o prédio em seis meses e conseguiu cumprir perfeitamente o prazo. Como isso não acontece todo o dia, gostaria de pedir uma salva de palmas – disse sorridente, puxando as palmas dos políticos, representantes de entidades e do judiciário, que lotaram os corredores do novo batalhão, construído com materiais ecologicamente responsáveis, que reaproveitam a água da chuva, aproveitam ao máximo a luz solar e extremamente acessíveis aos que tem dificuldade de locomoção.

Também muito elogiado pelos brigadianos e pelo governo estadual, pela concretização de parcerias e contrapartidas, o Prefeito de Viamão, André Pacheco, acabou dando um spoiler do destino do antigo prédio do 18º BPM.

- Estamos muito satisfeitos por hoje Viamão estar avançando no enfrentamento da criminalidade, e eu acredito que como prefeito tenho o compromisso de ajudar o estado nas questões de segurança pública. Tanto a prefeitura quanto as entidades representativas, que estão sempre nos ajudando a pensar no futuro da cidade de Viamão. No prédio que estava sendo ocupado pelo 18º BPM vamos criar um centro de negócios, com produtos do nosso agronegócio vendidos no atacado e no varejo – disse Pacheco.

 

Prefeito André Pacheco discursa na inauguração da nova sede do 18º BPM 

 

E ainda teve visita a RS 118

Sartori saiu do Ana Jobim em direção a outra grande obra do Governo do Estado em Viamão: o polêmico viaduto da RS 118. Lá o governador, primeira-dama, políticos (incluindo o prefeito de Gravataí, Marco Alba) e assessores viram uma mostruosa máquina perfuradora fazer o primeiro buraco, dando o ponta-pé (já que é semana de copa) mesmo que simbólico do viaduto que está licitado desde 2010.

- Um dos nossos grandes desafios quando assumimos o Governo do Estado era justamente retomar todas as atividades da RS 118 e eu acredito que nestes pouco mais de três anos de governo nós conseguimos avançar o bastante. Estamos na fase final e não poderíamos deixar passar esta oportunidade, agora com a EGR, de lincar o viaduto que será de extrema importância para o trânsito de cargas e passeio na região – disse o governador.

 

 

Nadim, Sartori, Pedro Westphalen e André Pacheco

 

 

Quem também marcou presença no ato foi o deputado estadual Pedro Westphalen, que comandava a Secretaria de Transportes quando a obra finalmente foi viabilizada, no ano passado.

- Com a participação de toda a administração, do Governo do Estado, da Câmara de Vereadores nós levamos este sonho adiante e hoje, não mais na secretaria mas no Governo do Estado me sinto plenamente realizado, pois quando todos nos unimos a gente consegue – garante o deputado que posou ao lado do vereador Nadim Harfouche para fotos, a quem desde o final do ano passado, Westphalen atribui os pedidos de atenção para o viaduto.

A construção do viaduto da RS 118, como todas as obras que envolvem a rodovia, se arrasta por anos. A licitação foi assinada em 2010 e previa um investimento de R$ 33 milhões, com 12 melhorias em intersecções e uma obra mais complexa, com alças mais modernas. O novo projeto, 54% mais barato que o original é bem mais modesto, mas promete garantir alívio para os motoristas da região metropolitana ao custo de R$ 14 milhões, e o prazo para conclusão da obra é de um ano.

O Governador encerrou a visita ao município com um almoço no Vila Ventura, com políticos e entidades da região metropolitana. 

Tainá Rios

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9306 0162
redacao@diariodeviamao.com.br

Vinicius Ferrari

Direção Geral e administrativo
51 9 9962 3023
vinicius@diariodeviamao.com.br

Vitor Zwozdiak

Departamento Comercial
comercial@diariodeviamao.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS