Viamão, 29 de Agosto de 2014

Polícia

Quadrilha é presa na Operação Valente

Oito homens foram detidos em Viamão e dois em Capivari do Sul na manhã de ontem (23)

Oito homens foram detidos em Viamão e dois em Capivari do Sul na manhã de ontem (23) Junto com a quadrilha foi encontrado armas, drogas, dinheiro e uma moto roubada/ Foto: Polícia Civil

Isis Colissi | Diário de Viamão

A 1ª Delegacia de Polícia (DP) de Viamão em uma ação conjunta com a Polícia Civil, desarticulou uma quadrilha na manhã de ontem (23). A operação intitulada "Valente" aconteceu em Viamão e Capivari do Sul e prendeu dez criminosos que atuavam na mesma quadrilha.

Com o objetivo de conter o tráfico de drogas, assaltos a mão armada, roubos em domicílios principalmente na zona rural e homicídios na região, a “Operação Valente” contou com a participação de 150 policiais, sendo que destes, cerca de 35 a 40 do efetivo eram de Viamão, das três delegacias. Eles participaram do cumprimento de 21 mandatos de busca e apreensão e seis mandatos de prisão, na manhã de ontem.

INVESTIGAÇÃO- A operação foi coordenada pelo delegado da 1ª DP, Edison Frade, que relata que existia uma quadrilha que atuava na vila Valença e na vila Kuwait, dominando o tráfico de drogas, além de serem responsáveis por diversos assaltos, inclusive nas propriedades rurais de Viamão, e alguns assassinatos. "Estávamos na 'cola' dessa quadrilha há muito tempo. Faz mais de seis meses que fazíamos a investigação", revela. A "Operação Valente" também teve a supervisão da delegada regional Adriana Regina da Costa. 

Quanto a uma possível relação dessa quadrilha com os crimes que estão acontecendo na vila São Lucas, por disputa de ponto de droga, o delegado frade diz que inicialmente não foi constatada nenhuma relação. "Essa quadrilha atuava em outra região de Viamão, de imediato não encontramos ligação, mas vamos apurar isso para nos certificarmos realmente", fala.

De acordo com o delegado Frade, um dos líderes da quadrilha passava os comandos de dentro do Presídio Central, através das visitas e de conversas pelo celular. 

Na semana passada, o DV publicou uma matéria em que o vereador Dédo foi vítima de uma quadrilha que realizava golpes no nome dele nos comércios e o comando era passado de dentro do presídio. Segundo Frade, ao ser questionado da possível relação dos fatos, o líder da quadrilha interceptada no presídio Central, não é a mesmo do golpe.

APREENSÃO- No total, foram presos dez pessoas, sendo que oito foram detidos em Viamão e dois em Capivari do Sul. Os armamentos encontrados em poder do bando foram dois revólveres com numeração raspada, uma espingarda, uma pistola, munições, uma moto roubada, celulares, dinheiro, uma pequena quantidade de maconha e outros objetos. 

A QUADRILHA- Segundo o delegado Edison Frade, os criminosos possuem relação familiar, são irmãos e sobrinhos.  Conforme o delegado, eles atuavam com violência para mostrar poder e expulsavam as famílias das próprias casas para realizarem os furtos. Em uma das casas, na vila Valença, onde cometeram um assalto e expulsaram uma família, chegaram a colocar fogo depois de praticar o delito. A operação detectou que pelo menos, três homicídios sejam de autoria do grupo. 

Os presos foram encaminhados até a 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, em Gravataí, para os procedimentos de praxe. Após, foram encaminhados ao sistema prisional.





Data de publicação:

24/05/2013 - 09:57:26

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do site. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Os leitores e usuários desse site encontram-se sujeitos às condições de uso do Diário de Viamão e se comprometem a respeitá-las.






Nome:

E-mail:

Mensagem:

Imprimir Indique a um amigo
Seu Nome

Seu Email

Email do Amigo
 
Publicidade PublicidadeEdição Digital DV Cinza PublicidadePublicidade Publicidade Publicidade
Diário de Viamão
Edição Digital
Últimas Notícias
Como Anunciar



Telefones:

Assinaturas - (051) 3046-2653 Ramal 213
Depto Comercial - (051) 3046-2653 Ramal 214
Redaçao - (051) 3046-2653 Ramal 202
ADM/Financeiro- (051) 3046-2653 Ramal 214
Avisos Legais
Políticas de Privacidade
Temos de Uso do Site

Av. Américo Vespúcio Cabral, 163
CEP 94410-300
Centro de Viamão