Aproximar o produtor rural do comerciante, diminuindo distâncias e barateando custos. Estes são os objetivos principais da nova lei promulgada pela Câmara na semana passada. A 4.735/2018 autoriza o município de Viamão a criar uma espécie de mini Ceasa, onde os produtores locais poderão oferecer seus produtos aos comerciantes de Viamão sem precisar se deslocar até Porto Alegre.
O autor do projeto, ver. Adão Pretto Filho lembrou disse na tribuna que o município é um dos maiores fornecedores de hortifruti para a Ceasa de Porto Alegre.
– Com a criação em nosso município, todos se beneficiarão, desde o agricultor, o comerciante e o consumidor. Temos algumas áreas que poderão ser utilizadas para a Mini Ceasa – disse o parlamentar.
Adão Pretto FOTO
A ideia vem sendo discutida na Câmara desde novembro de 2017 e um dos possíveis locais para a instalação da feira é o prédio onde hoje funciona o 18 Batalhão de Polícia Militar, na parada 31. O 18º será enviado para a parada 36, no complexo do Ana Jobim que deverá ainda abrigar o Corpo de Bombeiros, além do Centro das Juventudes, UPA e a própria Escola Ana Jobim.
A CEASA/RS
Funcionando desde 1973 conta com uma área de aproximadamente 420 mil metros, sendo 73 mil metros de área construída, distribuídos da seguinte forma: prédio da administração, 10 pavilhões de atacadistas com 400 lojas, pavilhão dos produtores com 994 módulos, pavilhão da melancia com cinco estruturas cobertas e um estacionamento para veículos com 10 mil vagas, pavilhão dos carregadores autônomos com 800 vagas, pavilhão para depósito e desdobramento com 15 galpões, um galpão para frigoríficos, central de lavagens de caixas plásticas e centro de utilidade pública com postos médico e policial, telecentro e agências bancárias.





