A Assembleia Legislativa aprovou nesta semana o Projeto de Lei que autoriza o governo do Estado a contratar cinco mil novos professores, especialistas de educação e servidores de escola em caráter emergencial e temporário, além de prorrogar os já existentes 25 mil contratos. Mesmo em meio a diferentes opiniões e posicionamentos dos deputados, o PL foi aprovado por unanimidade. O deputado Professor Bonatto (PSDB), em sua fala na tribuna, destacou o empenho do governo do Estado e da Assembleia Legislativa para estabelecer ações que superem os desafios da educação e que a contratação de novos profissionais possibilita estruturar a implantação do ensino em tempo integral. “Embora muito ainda precise ser feito, iniciativas assim mostram o compromisso do governo do Estado, Assembleia Legislativa e o nosso compromisso em dedicar esforços para solucionar os problemas da educação e reconhecer a sua importância no desenvolvimento social e economico do nosso Estado”, afirmou.
Viamão terá sete escolas no programa de Parceria Público-Privadas
Um dia após a aprovação do PL, o governador Eduardo Leite e a secretária de Educação, Raquel Teixeira, anunciaram mais uma série de ações ligadas a educação, como o PPP para Requalificação da Infraestrutura Escolar. O projeto busca, através da parceria público-privado, requalificar e modernizar a infraestrutura das escolas estaduais localizadas em áreas mais vulneráveis. Na prática, o parceiro privado ficará encarregado, continuamente, de serviços que não interfiram nas atividades pedagógicas, como: ampliação e construção, reconstrução e requalificação, conservação, manutenção preventiva e corretiva predial, serviços de apoio à gestão escolar. Das 100 escolas selecionadas em 15 municípios do Estado, sete são escolas de Viamão. São elas: Escola Alcebiades Azeredo Dos Santos, Adonis Dos Santos, Walt Disney, Ayrton Senna Da Silva, Minuano, Prof Tolentino Maia, Isabel De Espanha.
Universidades comunitárias ganham espaço nas discussões
Relator da Comissão Especial que discute o papel das Universidades Comunitárias no Rio Grande do Sul, o deputado Professor Bonatto entregou na terça-feira (22), o relatório final das atividades da comissão, presidida pelo deputado Rafael Braga. Ao longo de quatro meses de trabalho, a comissão realizou seis Audiências Públicas nas cidades sede das universidades, ouvindo reitores e líderanças sobre os desafios que as instiuições estão enfrentando ao longo dos últimos anos, como a queda no número de alunos e o avanço das universidades a distância. O documento aponta dez ações que podem ser implementadas afim de superar esses desafios, fortalecer as instiuções e facilitar o acesso ao ensino superior. “O relatório aponta e contexutaliza o papel das universidades comunitárias no Rio Grande do Sul e como a sinergia entre instituições, Assembleia Legislativa e governo do Estado é necessária para vencermos as dificuldades e projetarmos um futuro com universidades sustentáveis, novas oportunidades de acesso ao ensino e profissionais qualificados para ingressar no mercado de trabalho”, destacou Bonatto.
Pela primeira vez, Assembleia instala Frente Parlamentar Evangélica
A casa do povo, das discussões, das diferentes ideologias e religões. Na segunda-feira (21), a Assembleia Legislativa instalou sua primeira Frente Parlamentar Evangélica, presidida pelo deputado Airton Lima. A cerimônia, realizada no Teatro Dante Barone, reuniu lideranças políticas e evangélicas. Membro Titular da FP, o deputado Professor Bonatto observa que o objetivo é discutir políticas públicas e defender os valores evangélicos. “Um momento que reflete o papel do parlamento como um espaço onde vozes de diversas matrizes ideológicas e religiosas são ouvidas. Muito feliz em participar dessa iniciativa que visa estabelecer um diálogo significativo entre lideranças e parlamentares que compartilham da fé cristã”.