Tucanos constroem acordo e Belamar Pinheiro será a líder do governo em 2017. Francinei Bonatto fica com a liderança da bancada
As nuvens de desentendimento na bancada do PSDB na Câmara de Viamão parecem ter se dissipado. Ou pelo menos o nordestão as levou mais longe.
Em um acordo construído entre os cinco vereadores, Belamar Pinheiro foi indicada a líder do governo para 2017. Francinei Bonatto, que queria a função e a vinha desempenhando informalmente nas sessões de janeiro, aceitou um recuo e ficou com a liderança da bancada.
– Não preciso ser o líder para defender o governo. Além disso, a Belamar tem experiência para a função – disse Francinei , questionado pelo Diário.
Antes que uma tempestade viesse, o recuo mostrou que Francinei está disposto à composição. Ele já tinha testado o talento para o diálogo ao frenquentar os gabinetes da oposição durante as negociações para composição das comissões da Câmara. Guto Lopes, do PSol, queria a presidência da Comissão de Transporte, que também interessava ao colega de bancada de Francinei, Jessé Sangalli – o homem da Ipiranga até Viamão.
Francinei construiu o recuo de Jessé e abriu as portas para um acordo com a oposição.
Guto levou a presidência da comissão e Francinei ganhou um ponto no respeito coletivo que pode levar à sua indicação, ano que vem, à presidência da Câmara.
Essa, sim, a cumulus nimbus que fará trovoadas no tucanato até o final de 2017.