Bonatto avalia o programa Alfabetiza Tchê como um avanço para garantir a alfabetização na idade certa

Professor Bonatto foi relator do PL na CCJ e destacou a importância de garantir a alfabetização na idade certa. Foto: Eduardo Beleske

Programa proposto pelo governo do Estado  foi aprovado na Assembleia Legislativa

Diante dos inúmeros desafios que a educação no Rio Grande do Sul enfrenta, especialmente a alfabetização na idade certa, o deputado Professor Bonatto (PSDB) avalia como um avanço positivo a aprovação pela Assembleia Legislativa do Projeto de Lei 385/2023, proposto pelo governo do Estado, que institui o Programa Estadual de Apoio à Alfabetização na idade certa – Alfabetiza Tchê.

O parlamentar foi relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça e destaca a importância do Estado instituir políticas públicas que possam qualificar a educação gaúcha.

“Nada mais importante do que uma criança ser alfabetizada no tempo certo, desenvolvendo suas habilidades através da leitura e da escrita. É nessa perspectiva que o Alfabetiza Tchê foi elaborado. Um trabalho colaborativo entre Estado e municípios, que deve prestar apoio técnico e financeiro e implementar uma série de ações para  garantir que os estudantes estejam alfabetizados até o final do 2º ano do Ensino Fundamental”, detalha o parlamentar.

Bonatto lembra que são inúmeras as experiências de alfabetização que podem ser implementadas nas escolas e que o governo elaborou um projeto ancorado na qualificação da leitura e escrita, com o objetivo de proporcionar aos alunos avanços efetivos.

“Garantir que os alunos estejam alfabetizados no tempo certo é essencial para o desenvolvimento de suas habilidades e competências, capacidade intelectual e psicomotora. Acreditamos que dessa forma vamos contribuir para que as crianças cresçam capazes de se envolver em diferentes áreas e atividades”, afirma.

O Alfabetiza Tchê conta com eixos estratégicos, como a cooperação e articulação entre as redes públicas de ensino,  formação de professores e de gestores escolares, fortalecimento da gestão municipal e escolar, implementação, monitoramento e avaliação de indicadores relacionados ao Programa e fortalecimento da aprendizagem.

Para os municípios que aderirem ao programa Estado disponibilizará material didático complementar, pagamento de bolsas às equipes técnicas responsáveis pela coordenação, formação e acompanhamento pedagógico das unidades de ensino, nos âmbitos estadual, regional e municipal, bem como repasse de recursos financeiros às escolas estaduais e/ou municipais, conforme os termos de adesão, discutidos em regime de colaboração entre FAMURS, UNDIME/RS e as redes públicas.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook