Categoria luta por direitos, anuncia greve, e Viamão ficará sem transporte intermunicipal a partir da segunda-feira

A população de Viamão e de outras seis cidades da Grande Porto Alegre ficará sem ônibus a partir desta segunda-feira (9). É que o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários Intermunicipais, de Turismo e de Fretamento da Região Metropolitana (Sindimetropolitano) anunciou greve por tempo indeterminado.

A paralisação, com início à meia-noite de segunda, ocorrerá de forma conjunta e impactará nas linhas da Velha Capital e Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Glorinha, Gravataí e Nova Santa Rita.

Segundo comunicado divulgado pela entidade, além de protestar contra o número excessivo de demissões, a categoria reivindica o pagamento integral de vale-alimentação, um terço das férias – que deveria ter sido pago em 30 de julho – e reajuste salarial.

 

Repercussão

 

O consórcio dos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) manifestou preocupação com a greve. Em nota, a associação afirmou que "nos últimos anos, o setor do transporte de passageiros vive uma grave crise, que se agravou com a pandemia. A busca de solução passa pelas prefeituras, pelos governos estaduais e pelo governo federal. O tema deve ser enfrentado no curto prazo para o transporte metropolitano não parar. A médio prazo, o sistema deve ser repactuado com os operadores e, para o futuro, ser desenhado um novo sistema”.

A Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM) e o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do RS (Setergs) também emitiram manifestação conjunta. “A eventual paralisação irá gerar impactos relevantes às pessoas que utilizam esse serviço essencial, num momento em que a economia dá sinais de recuperação”.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook