De 3 de janeiro a 4 de fevereiro, 38 escolas municipais da zona urbana e duas da zona rural (Apolinário Alves dos Santos e Coronel Augusto Fraga) de Viamão recebem estudantes para oficinas integrativas. A participação e gratuita a todos os alunos da rede, que recebem alimentação ao fim das atividades.
As oficineiras Alexsandra Oliva e Jociane Santos, da EMEF Farroupilha, explicam a proposta do projeto. Segundo Jociane, o objetivo é estimular o trabalho em grupo e o desenvolvimento de estratégias para alcançar objetivos. Alexsandra conta que os alunos estão adorando a iniciativa.
– A gente consegue fazer umas quatro oficinas diferentes por turno – conta Alexsandra.
– Claro que quando eles atingem o objetivo, a gente complica um pouco para que eles continuem se superando nos seus potenciais – revela Jociane.
A missão foi amarrar uma ponta de cordão em torno da cintura e a outra ponta em uma caneta para, todos juntos, colocarem a caneta dentro de uma garrafa pet. Parece difícil, mas eles tiraram de letra. Aliás, várias vezes. Depois a missão passou a caminhar com um pote de água cheio, duas equipes, fazendo revezamento. Ganhava a equipe que chegava com o pote mais cheio de água.