Guto Lopes é o novo adjunto da Secretaria de Relações Institucionais em Canoas

Petista foi nomeado adjunto na Secretaria de Relações Institucionais depois de uma passagem pela assessoria superior do prefeito

Atende por Guto Lopes o novo adjunto da Secretaria de Relações Institucionais. Petista, chega a Canoas a convite do prefeito Jairo Jorge, com quem dividiu filiação ao PDT até meados de 2019. Guto será o ‘Enner Valência’ de Mário Cardoso na articulação política com a Câmara e os partidos com a vantagem de, não sendo da cidade, não estar envolvido nas disputas, nos ‘passados’ de cada um e nem fazendo sobra à ninguém em 2024.

Guto foi candidato a prefeito de Viamão em 2020 ainda pelo PDT e perdeu para o atual deputado estadual Valdir Bonatto (PSDB) por 320 votos, numa das eleições mais apertadas de todo o Estado. Seu vice era o então vereador Adão Pretto Filho, irmão de Edegar Pretto e atual deputado estadual. Foram os Pretto que levaram Guto de volta ao PT depois de uma década de militância no PSol e a recente passagem pelo partido de Leonel Brizola. A parceria é tão grande que Guto fez parte, a convite de Edegar, do grupo que coordenou a campanha do então candidato a governador em 2022 na dobrada com Lula.

Foi lá, aliás, que estreitou contato com o Mário Cardoso, o indicado do Solidariedade para o mesmo grupo político.

Mário Cardoso, ao centro, ao lado de Guto, também foi à festa de aniversário do petista em Viamão.

O reforço de Guto chega em um momento em que o governo estabiliza sua base política na Câmara, com 18 vereadores na situação e três na oposição. A maioria é sólida, mas em se tratando de política, conflitos e divergências pontuais sempre aparecem – e se tornam grandes dores de cabeça se não forem debelados no tempo certo. Guto será o responsável por articular as emendas impositivas – o mecanismo criado pela Câmara para garantir aos vereadores a indicação de ações e obras a partir dos recursos economizados no parlamento no ano anterior. Quando Jairo Jorge assumiu em 2021, era uma meta que as emendas fossem aplicadas, mas não chegaram a sair do papel no governo Nedy de Vargas Marques. Jairo vê condições de implementar a iniciativa especialmente por não interferir no orçamento do governo uma vez que é fruto do que os próprios vereadores deixaram de gastar, e incumbiu Guto de articular isso.

A primeira missão será a de compatibilizar as indicações dos vereadores com as rubricas orçadas ainda em 2022 – um ponto levantado como impeditivo para a aplicação das emendas impositivas. A maior parte delas se refere a iniciativas na área da Saúde, o que facilita a aplicação. Mas são necessários ajustes. É esse o trabalho.

Na sexta, 9, Guto recebeu centenas de convidados, lideranças políticas, amigos e eleitores em uma festa de aniversário no Cantegril, em Viamão. Jairo e Mário Cardoso estava lá, além de Adão e Edegar Pretto. Paulo Pimenta, que tratou da ‘contratação’ de Guto com JJ, teve compromissos em Brasília no feriado e não pode comparecer. Guto é a grande aposta do PT para romper a hegemonia política tucana em Viamão iniciada ainda em 2012.

Antes de terminar, a comparação a Enner Valência não é de graça: além de colorado, Guto joga futebol na posição de atacante. O estilo, dizem, ‘tá mais para Romário do que para Fenômeno’, mas a régua é alta: não deixem a bola picando perto da área que o baixinho do ‘continente’ Viamão mete para dentro.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook