Petista foi nomeado adjunto na Secretaria de Relações Institucionais depois de uma passagem pela assessoria superior do prefeito
Atende por Guto Lopes o novo adjunto da Secretaria de Relações Institucionais. Petista, chega a Canoas a convite do prefeito Jairo Jorge, com quem dividiu filiação ao PDT até meados de 2019. Guto será o ‘Enner Valência’ de Mário Cardoso na articulação política com a Câmara e os partidos com a vantagem de, não sendo da cidade, não estar envolvido nas disputas, nos ‘passados’ de cada um e nem fazendo sobra à ninguém em 2024.
Guto foi candidato a prefeito de Viamão em 2020 ainda pelo PDT e perdeu para o atual deputado estadual Valdir Bonatto (PSDB) por 320 votos, numa das eleições mais apertadas de todo o Estado. Seu vice era o então vereador Adão Pretto Filho, irmão de Edegar Pretto e atual deputado estadual. Foram os Pretto que levaram Guto de volta ao PT depois de uma década de militância no PSol e a recente passagem pelo partido de Leonel Brizola. A parceria é tão grande que Guto fez parte, a convite de Edegar, do grupo que coordenou a campanha do então candidato a governador em 2022 na dobrada com Lula.
Foi lá, aliás, que estreitou contato com o Mário Cardoso, o indicado do Solidariedade para o mesmo grupo político.
O reforço de Guto chega em um momento em que o governo estabiliza sua base política na Câmara, com 18 vereadores na situação e três na oposição. A maioria é sólida, mas em se tratando de política, conflitos e divergências pontuais sempre aparecem – e se tornam grandes dores de cabeça se não forem debelados no tempo certo. Guto será o responsável por articular as emendas impositivas – o mecanismo criado pela Câmara para garantir aos vereadores a indicação de ações e obras a partir dos recursos economizados no parlamento no ano anterior. Quando Jairo Jorge assumiu em 2021, era uma meta que as emendas fossem aplicadas, mas não chegaram a sair do papel no governo Nedy de Vargas Marques. Jairo vê condições de implementar a iniciativa especialmente por não interferir no orçamento do governo uma vez que é fruto do que os próprios vereadores deixaram de gastar, e incumbiu Guto de articular isso.
A primeira missão será a de compatibilizar as indicações dos vereadores com as rubricas orçadas ainda em 2022 – um ponto levantado como impeditivo para a aplicação das emendas impositivas. A maior parte delas se refere a iniciativas na área da Saúde, o que facilita a aplicação. Mas são necessários ajustes. É esse o trabalho.
Na sexta, 9, Guto recebeu centenas de convidados, lideranças políticas, amigos e eleitores em uma festa de aniversário no Cantegril, em Viamão. Jairo e Mário Cardoso estava lá, além de Adão e Edegar Pretto. Paulo Pimenta, que tratou da ‘contratação’ de Guto com JJ, teve compromissos em Brasília no feriado e não pode comparecer. Guto é a grande aposta do PT para romper a hegemonia política tucana em Viamão iniciada ainda em 2012.
Antes de terminar, a comparação a Enner Valência não é de graça: além de colorado, Guto joga futebol na posição de atacante. O estilo, dizem, ‘tá mais para Romário do que para Fenômeno’, mas a régua é alta: não deixem a bola picando perto da área que o baixinho do ‘continente’ Viamão mete para dentro.