Início do fim de uma fake news de 400 milhões; O Vanucci e ’a Áfica é logo ali’

Tem data para o ‘início do fim da fake news’ da duplicação da ERS-118. Em 1º de junho começa a construção da elevada de acesso ao Distrito Industrial de Gravataí, Freeway e Av. Centenário, obra que é projetada como solução para os engarrafamentos no ‘Km da morte’ de Gravataí e o Seguinte: detalhou em Viaduto e trincheira: como será obra na ERS-118 para resolver acesso da Centenário ao Distrito Industrial de Gravataí.

Ao anunciar o ‘IPTU Verde’ no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acigra), o prefeito fez a revelação sobre o início da obra de 1,4 quilômetro no Km 21 da 118.

– Um passarinho me cantou a data – disse Luiz Zaffalon (MDB), que informou aos empreendedores presentes que busca alternativas com o DAER e órgãos de segurança pública para, quando começarem as obras, evitar que piore ainda mais o caos no trecho ao DI, onde trabalham e circulam diariamente mais de 6 mil pessoas, entre empregos diretos e indiretos.

Entre os projetos estão desvios laterais para FreeWay e intervenções para melhorar a mobilidade nos caminhos pela Acimar da Silva e a Teotônio Villela, cada uma para um ‘lado’ da cidade; o Centro no meio.

É praticamente descartada a sugestão de empresários para abertura de uma rua provisória ligando o DI para a Freeway, o que reportei em A busca por saída para evitar caos no acesso ao Distrito Industrial de Gravataí com obras da nova elevada na 118.

É difícil pela criação de um acesso à rodovia federal depender de autorização da Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), já que há protocolos relativos a estradas expressas – e de alta velocidade – como a BR-290.

Contratualmente, assim que o governador Ranolfo Vieira Jr. assinar a ordem de início, a Sultepa, que venceu a licitação com o orçamento de R$ 28 milhões, tem 18 meses para conclusão das obras.

– Esperamos que o cronograma seja cumprido. Mas precisamos estar preparados para transtornos que uma obra desse tamanho causa – alertou Zaffa, cometendo seu característico sincericídio sobre o ‘legado’ da Copa de 2014:

– Em Porto Alegre estão concluindo obras da Copa. Já chegou a Copa? – ironizou, em tom de cumplicidade se dirigindo ao ex-prefeito e seu ‘Grande Eleitor’ Marco Alba (MDB), que municipalizou trechos das ERS-030 e 020 para duplicação, o que lembrou também fazer agora em novo trecho na 30:

– Se não fizerem, nós faremos, não é, Marco?

Trato a execução do acesso ao Distrito Industrial como necessária para finalização da ‘duplicação da 118’ desde Duplicação completa da RS-118 é uma fake news, meses antes do anúncio oficial feito em dezembro de 2020 pelo governador Eduardo Leite (PSDB), que investiu R$ 130 milhões, dos mais de R$ 400 milhões gastos desde que a primeira placa de “Esta é uma obra do Governo do Estado” foi colocada na Estrada Mario Quintana no governo Olívio Dutra.

Escrevi:

“…

Sem torcida ou secação, mas o chato aqui traz más notícias e um apelo. São os fatos, aqueles chatos que atrapalham argumentos. E, infelizmente, atropelam até boas intenções. Mobilizemo-nos, porque a duplicação, como está sendo tocada, é uma ‘fake news’! Ou uma meia verdade, invariavelmente com uma e outra metade diametralmente próximas da mentira.

A duplicação das pistas de rolamento principais não configura a conclusão completa da obra. O ‘retão’ não contempla as intervenções necessárias para o funcionamento harmônico e seguro do tráfego na 118, a partir das interfaces com outras rodovias e sistemas viários municipais que a estrada cruza.

Gravataí é um exemplo. O acesso ao Distrito Industrial não tem nenhuma solução de engenharia compatível com a própria via. Estima-se que a intervenção ideal custe mais de R$ 20 milhões.

Não se trata de minimizar o esforço do governador para ‘concluir’ uma obra cuja necessidade é uma unanimidade, e que se arrasta desde a colocação da primeira placa, em 1998.

O que é preciso evitar é que, após o corte da fita, prometido para dezembro, a 118 seja esquecida, já que estará ‘pronta’ nas manchetes.

…”

Ao fim, reputo estamos chegando ao início do fim.

Até aqui, parabéns aos que gritaram, e ao governador renunciante, Eduardo Leite, e seu atual, Ranolfo Jr., que, tendo ouvido ou não o grito da aldeia, elaboraram o projeto e vão começar a obra da elevada, uma necessidade para Gravataí em mobilidade, atração de investimentos por facilitar a logística no DI e redução em perda de vidas.

Como a obra começa em junho, e dura um ano e meio, ficará para depois da Copa de 2022. Que não no apliquem um ‘Vannucci’. Lembram do pré-meme, quimicamente modificado, do “A Copa da África é logo ali!”?.

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