Alterações no projeto original e desapropriações atrasaram em um ano, até 24 de dezembro de 2024, a conclusão da obra no ‘km da morte’ da ERS-118, que dá acesso ao Distrito Industrial de Gravataí, à Av. Centenário e saída para Porto Alegre e Viamão.
A explicação foi dada pelo secretário de Logística e Transportes do Estado, Juvir Costella, em entrevista na Rádio Gaúcha.
O investimento é de R$ 30 milhões na obra que começou em junho do ano passado e que representa o início do fim de uma polêmica que tratei em artigos que começaram em 2020, com Duplicação completa da RS-118 é uma fake news e foram até 2022, com Elevada da 118: Uma verdade de Eduardo Leite começa nesta terça-feira em Gravataí.
O secretário também anunciou que “nos próximos dias” o governador Eduardo Leite vai anunciar o início das obras de iluminação no trecho da 118 entre Gravataí e Sapucaia do Sul, além da construção de duas novas passarelas.
– O investimento é de R$ 20 milhões – projetou.
Perguntado sobre o futuro da duplicação do trecho Gravataí-Viamão sem pedágio, descartado por Leite na campanha, como noticiei em entrevista exclusiva com o então candidato à reeleição em EXCLUSIVO | Eduardo Leite diz que 118 não terá pedágio em Gravataí caso seja eleito, Costella disse que está sendo feito um estudo para levantar o investimento necessário na obra de 16 quilômetros.
– Só o projeto custa R$ 2 milhões – observou.
Ao fim, paciência. A obra no ‘km da morte’ causa problemas no trânsito, mas os benefícios após a conclusão valem os congestionamentos, que Estado e Prefeitura tentam minimizar, como o Seguinte: reportou em Saiba como fica o trânsito no entorno das obras no ‘Km da morte’ na ERS-118, em Gravataí; Veja o mapa.
Era o principal gargalo viário em Gravataí. A obra mais necessária para o município depois da duplicação da própria 118.
Esse bom legado Leite vai deixar na região.