VIAMÃO, 06/08/2020
Funcionalismo

Reajuste do funcionalismo de Viamão é aprovado

por Cristiano Abreu | Publicada em 30/04/2020 às 00h| Atualizada em 29/05/2020 às 13h26

Depois de idas e vindas, o projeto de lei que que concede reposição salarial aos servidores públicos da Prefeitura de Viamão foi aprovado pela Câmara de Vereadores. A título de revisão anual, municipalistas ativos, inativos e pensionistas, inclusive autarquias, receberão acréscimo de 5% aos vencimentos e salários básicos. Para passar a valer, a nova lei ainda depende de sanção do prefeito Russinho.

A reposição foi debatida pelo Sindicato dos Municipários de Viamão com a Prefeitura no mês de março. Antes da pandemia de coronavírus se alastrar, estava acordado reajuste de 12,84% aos professores da rede municipal e 5% aos servidores do quadro geral.  

- A data base do funcionalismo de Viamão é dia 30/4. Pedimos ao Prefeito Russinho o mesmo percentual de reajuste do Piso do Magistério, que foi 12,84%. O Prefeito disse que não teria como dar esse percentual, e o máximo que poderia dar é 5%. Muito pouco para uma categoria que faz Viamão crescer, mas como era o que podia nos dar, a categoria aceitou - resumiu a presidente da entidade, Maria Darcila Tinoco.

Mesmo com os percentuais apalavrados, o governo recuou após o projeto de lei ser enviado para a Câmara. A alegação foi de que a pandemia "recomenda bom senso". 

- Qual não foi nossa surpresa, tudo pronto para votação, e é entregue um documento do prefeito adiando a votação. No outro dia estávamos no Gabinete e o Russinho simplesmente disse que não teria como pagar. Continuamos insistindo porque não achamos justo. Sem aviso, horas antes, ficamos sabendo que a reposição iria para a votação. Ao menos foi aprovado - comemora Maria Darcila.

 

LEIA TAMBÉM

Novos veículos amenizam parte dos problemas do Samu, mas condições de trabalho das equipes são precárias

Uso de máscaras é obrigatório a partir de hoje em Viamão; Para sair na rua, só usando proteção

 

Médica que coordena o enfrentamento da doença apela à população: ’fiquem em casa’

Casos de coronavírus confirmados: saiba em que bairros estão e as faixas etárias dos pacientes

 

A cadeira de prefeito de Viamão se transformou em buraco negro; Russinho na mira da Justiça e ameaçado de impeachment