Quinta-feira, 29 de OUTUBRO de 2020

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

Opinião

Coluna do Brasil | Saber votar é conquistar a Independência

por Claudio Brasil | Publicada em 07/09/2020 às 00h| Atualizada em 07/09/2020 às 18h08

Para conquistarmos a verdadeira independência, precisamos aprender a votar. Com essa frase, inicio a coluna que marca o 7 de Setembro do atribulado 2020. Apesar de a “esperada”  propaganda eleitoral estar marcada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para iniciar no próximo dia 27, a verdade é que a campanha para os cargos eletivos de 2020 já começou. E a notícia interessante nesse período pré-eleitoral é que a população parece estar mais interessada em participar ativamente no pleito.

Muitas vezes se faz a crítica pelas más escolhas em relação aos candidatos tendo como ponto de partida o desinteresse da população e seu desencanto diante de tantos mandatos interrompidos e marcados pela corrupção. Dessa vez o TSE registrou recorde de inscrições para mesários voluntários. O Tocantins, por exemplo, registrou um aumento de 11,52% nas inscrições de mesários voluntários, em relação às Eleições Gerais de 2018. Se comparados com as últimas eleições municipais, os números são ainda mais expressivos: um salto de 83,21% em quatro anos, conforme os dados da instituição. 

Os dados mostram a mesma tendência em estados maiores. Paraná, Rio de Janeiro e Pernambuco também registraram aumentos consideráveis na procura de pessoas interessadas em trabalhar nas eleições de novembro. De 2016 para 2020, o TRE-PR notou um acréscimo de 98% na procura, de 26.247 para mais de 52 mil voluntários.  No Rio de Janeiro, um estado estratégico do Brasil que vem sofrendo com a quantidade de governadores presos envolvidos com irregularidades, houve um crescimento de 97% entre as duas eleições municipais: de 11.784 voluntários para 23.246 este ano. Em São Paulo existem 115.100 paulistas que se inscreveram em relação aos 99.343 mesários voluntários em 2016.

Quando a população toma gosto pelos processos democráticos, existe a tendência de uma ligação muito maior com os candidatos votados, o que melhora a qualidade da “peneira” para definir aqueles que realmente deixam legados à comunidade e aqueles que apenas passam. Esses dados podem representar uma mudança de rumo da população. De uma tomada do seu futuro em suas próprias mãos. A pandemia ajudou a deixar muito claro que se não colocarmos nos cargos eletivos pessoas preparadas, colocamos nossas vidas em risco.  Então fiquemos de olhos abertos e deixemos o lixo no lixo, e não nas cobiçadas cadeiras das Câmaras de Vereadores de todo o país.

Sobre o pleito municipal, vale ainda destacar que esse poderá servir de eficiente termômetro para as eleições de 2022, para a presidência da república. Sem desfile, devido à pandemia, Bolsonaro comemorou a data no gramado no Palácio da Alvorada. Sem utilizar máscara, o presidente desfilou no Rolls Royce oficial acompanhado por crianças que também não usavam qualquer equipamento de proteção. O final de semana prolongado registrou aglomerações em  praias e bares mesmo com as quase 127 mil mortes registradas no país.  

No Rio Grande do Sul, o maior movimento ocorreu na Serra Gaúcha. Desde a sexta-feira (4), Gramado e Canela já registravam engarrafamentos nas principais avenidas. A rede hoteleira também registrou uma quantidade alta de turistas operando no limite de sua capacidade. Em Porto Alegre, Viamão e cidades próximas, o frio e a chuva e a umidade ajudaram a manter a população em casa. Os movimentos mais intensos foram registrados nos shoppings. Vale sempre lembrar que a pandemia ainda está longe de terminar e a vacina ainda é um sonho muito distante.

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]

Rafael Martinelli

Editor
[email protected]

Roberto Gomes

Diretor
[email protected]

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS