Domingo, 24 de JANEIRO de 2021

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

Busca pelo poder

Pelo menos quatro frentes disputam a presidência da Câmara: o cabo de guerra

por Cristiano Abreu | Publicada em 29/12/2020 às 00h| Atualizada em 01/01/2021 às 14h42

Os olhos já estão em 2021. Natural, portanto, que se projete a divisão de poder na política de Viamão. Dela também depende a governabilidade durante a gestão Bonatto, que inicia em 1º de janeiro.

O tom da relação entre Executivo e Legislativo nessa arrancada dos novos mandatos pode variar conforme a mesa diretora da Câmara. E a disputa pela presidência, segundo fontes, ainda não está pacificada. Ao contrário, frentes políticas, no plural, se articulam pelo comando da "Casa do Povo".

Armando Azambuja, agora no PSDB, é o nome preferido do prefeito Bonatto, por motivos óbvios. Os tucanos tentam manter a neutralidade, evitando indisposições, mas sabem que o aliado da campanha Eraldo Roggia (PTB) não vai "largar o osso" assim tão fácil.

Do outro lado, oposição e “centrão” não se entendem. Alex Boscaini (PT) age nos bastidores como líder da oposição e candidato a prefeito em 2024, portanto, está de olho na mesa diretora. A postura irritou uma ala do PDT. O vereador reeleito Rodrigo Pox e o presidente do PDT Alexandre Godoy reagiram e já comunicaram ao comando petista que só apoiarão a chapa se o nome para a presidência for o de Fátima Maria, recém-eleita.

A dupla Xandão Gomes (Republicanos) e Dilamar de Jesus (PSB), acreditem, pode ser - outra vez - o fiel da balança. Eles dialogam com literalmente todos, a ponto de especularem que o lado que oferecer a presidência para Xandão levará o comando da casa.

A “rádio corredor” diz que o discurso de Armando para levar o voto dos colegas é o de que o Legislativo com ele, embora alinhado com Bonatto, agirá de forma independente.

Independente do futuro presidente, o PSDB acredita já ter os 11 vereadores que dão maioria a Bonatto na Casa. Esse número de votos, em tese, facilita a a aprovação de projetos de interesse do Executivo.

Aliás, se alguém pergutar a um tucano sobre a eleição da mesa diretora, ele responderá que não existe disputa. E que já está tudo acertado.

Rodrigo Pox, com quem conversei ontem, disse apenas que “nesse momento, não existem lados políticos, e que a conversa é com todas as siglas”.

Alex não abre mão. Armando não abre mão. Eraldo não abre mão. Xandão e Dilamar correm pelas beiradas...

Sensação de que já vi esse filme. E de que não gostei do final.
Quem vence esse cabo de guerra?

 

Recorde aqui:

Viamão sem prefeito: Xandão Gomes diz que responsabilidade é de Dilamar e que renunciará se for notificado para assumir a Prefeitura

Quem será o prefeito de Viamão: Presidente da Câmara comunica afastamento do cargo

 

EM TEMPO:

 

Já que falo em Câmara, vale lembrar que alguns vereadores que não terão mandato legislativo em 2021 já começaram hoje a desocupar os gabinetes. Um deles é Guto Lopes (PDT), segundo lugar na eleição para prefeito. O futuro político dele está praticamente definido, mas o anúncio oficial só ocorrerá após a virada do ano.

Francinei Bonatto (PSDB) afirmou à coluna que não ocupará cargo público ou articula retorno como vereador através da suplência (com um titular indo para a gestão Bonatto). Garante que seu destino, pelo menos no próximo ano, é a iniciativa privada.

 

Leia também

Primeiros nomes do secretariado de Bonatto serão anunciados; o jeito Viamão de ser das coisas

Operação Pegadas: a política de Viamão pisa em ovos

Ministério Público denuncia prefeito André Pacheco, vereador e dois secretários por organização criminosa. Diálogos apontam pedido de propina para campanha

No apagar das luzes, livros escolares sem licitação e compra de lâmpadas que a própria Prefeitura proíbe: a mulher de César

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]

Rafael Martinelli

Editor
[email protected]

Roberto Gomes

Diretor
[email protected]

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS