Domingo, 24 de JANEIRO de 2021

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

Política

Câmara dá pausa no recesso de verão para votar novo orçamento para Valdir Bonatto

por Cristiano Abreu | Publicada em 13/01/2021 às 00h| Atualizada em 18/01/2021 às 12h48

Pelo menos hoje (13), a Câmara interrompe as férias. O presidente Armando Azambuja (PSDB) convocou, a pedido do prefeito e colega de partido Valdir Bonatto, uma sessão extraordinária para votar o novo orçamento da Prefeitura de Viamão em 2021.

O encontro desta quarta-feira começou no discurso de posse do Tucano. Bonatto avisou que solicitaria a retirada do orçamento encaminhado pela gestão anterior. A nova previsão anual de despesas e receitas segue, segundo o Poder Executivo, "uma série de projetos para reorganizar a economia e os serviços públicos nesse período de pandemia". 

Como antecipei na coluna Armando presidente e Dieguinho vice: as cartas marcadas na eleição da Câmara, a gestão tucana da Prefeitura tem a maioria dos votos no Legislativo - e caminho livre para administrar o município. A reunião plenária de logo mais, às 17h, portanto, é pro forma: a peça orçamentária será aprovada sem sobressaltos.

O encontro dos parlamentares não deve se demorar, e as férias - embora muitos dos Edis mantenham atividades nas suas comunidades de base (é o que relatam) - poderão ser retomadas ainda hoje.
Sorte dos eleitos que hoje a temperatura está menos torturante do que no início da semana.

Nem todos os titulares desfrutarão do ar-condicionado da Casa do Povo nesta tarde, e é aí que repousa a curiosidade sobre a convocação extraordinária.

Eis a prévia:

- O presidente Armando confirmou ao Diário de Viamão que ainda não deu posse a Dédo Machado (MDB), que está impedido pelo Ministério Público de frequentar a Câmara (Operação Capital). Nos bastidores se sabe que antes mesmo da posse já havia pressão para a convocação do suplente imediato, mas a vaga de Dédo não será preenchida, segundo o chefe do Legislativo.

-  André Gutierres (PP) não interrompeu as férias no Rio de Janeiro. A segunda suplente Paula Moreira, já que o primeiro da fila, Alfeu Freitas, está secretário de Bonatto, assume para votar hoje.

- Quem também estará no plenário é Estela Vilanova (PT). O companheiro de partido dela, Alex Boscaini, está com COVID-19.

 

Segunda reunião

 

No dia 6 de janeiro, apenas 16 dos 21 edis acordaram cedo para trabalhar. Durante a manhã da referida data, participaram da primeira sessão representativa do ano.

Eis os presentes:

Armando Azambuja (presidente) – PSDB

Dieguinho Santos – PSD

Dilamar de Jesus – PSB

Rodrigo Pox – PDT

Sandro Elias (Preguinho) – DEM

Fabrício – MDB

Luizinho do Espigão – PSDB

Eda Regina – PDT

Keno do Jari – PSDB

Fátima Maria – PT

Rodrigo do Bar – Cidadania

Thiago Gutierres – PSD

William Pereira – PTB

Roni Bella – PSD

Markinhos da Estalagem – PSB

Prof. Igor Bernardes – PL

 

SAIBA MAIS - A VOTAÇÃO DO ORÇAMENTO:

 

O presidente da Câmara Municipal de Viamão – CMV, Armando Azambuja – PSDB, convocou sessão extraordinária, a pedido do Poder Executivo, para a quarta-feira (13), às 17h, com a finalidade de discutir e votar matéria relevante. Será apreciado e votado o projeto de lei 083/2020, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2021, assim como o projeto de lei 097/2020, que orça a receita e fixa a despesa do município de Viamão para o exercício de 2021.

A convocação dos vereadores para a sessão extraordinária deu-se de acordo com a antecedência regimental necessária. Em decorrência da realização de sessão extraordinária, a sessão representativa foi transferida para a quinta-feira (14), às 10h.

TRANSMISSÃO AO VIVO – A TV Câmara Viamão disponibiliza as sessões plenárias transmitidas ao vivo diretamente no site do Legislativo viamonense, no link https://camaraviamao.rs.gov.br/tv/. Na quarta-feira (13), haverá a transmissão ao vivo de sessão extraordinária no Facebook, em https://www.facebook.com/camaradeviamao/live/ a partir das 17h.

 

Leia também

A nova composição da Câmara: conheça os eleitos e os suplentes

Temporada de redecoração: vereadores esvaziam gabinetes e móveis ’desaparecem’ da Prefeitura; os preparativos e as indefinições da posse

Ministério Público denuncia prefeito André Pacheco, vereador e dois secretários por organização criminosa. Diálogos apontam pedido de propina para campanha

Dédo Machado: ’Não posso jogar 27 anos da minha vida pública na lata do lixo por irresponsabilidade de um menino que está sendo comandado

Homem por trás do afastamento de André Pacheco rompe o silêncio um ano após denúncias que deram origem à ’Lava Jato’ de Viamão

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]

Rafael Martinelli

Editor
[email protected]

Roberto Gomes

Diretor
[email protected]

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS