Quinta-feira, 21 de OUTUBRO de 2021

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

Política

A correnteza que pode tirar Guto Lopes do PDT - As lições de Heráclito sobre o rio pantanoso chamado política viamonense

por Cristiano Abreu | Publicada em 23/06/2021 às 00h| Atualizada em 16/09/2021 às 15h43

“Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio… pois na segunda vez o rio já não é o mesmo, nem tão pouco o homem.” A frase atribuída a Heráclito de Éfeso, filósofo turco que viveu entre 540 e 470 A.C, foi usada pelo ex-vereador Guto Lopes para definir ao DV a atual relação com o PDT. E tal como o pensador, considerado pai da dialética, o político de Viamão se valeu do sentido genérico das palavras para confirmar, nas entrelinhas, que pode deixar a legenda.

Seguindo a linha de raciocínio, nem Guto, nem PDT são os mesmo de ontem, tampouco estarão iguais amanhã. A convivência entre o ex-candidato a prefeito e alguns colegas de sigla é “pura correnteza”.

– O rio nunca é o mesmo – lembra Guto, de forma bastante lacônica.

Nos bastidores, contudo, há semanas é dada como certa a troca de partido. O motivo seria pressão interna envolvendo apoios para a disputa eleitoral de 2022, que se avizinha.

O ex-vereador admite turbulências, mas esfria os panos que envolvem a saída do PDT.

– Isso está parado. Igual aos aguapés do lago.

Guto também respondeu sobre a especulação criada após ser visto conversando com figuras ligadas a siglas de Direita.

– Não tem o menor cabimento. Estava almoçando em um lugar com muita gente. No mesmo espaço estavam pessoas conhecidas e nos cumprimentamos, apenas. Te digo com certeza que tenho origem na Esquerda e permanecerei na Esquerda – enfatizou.

 

Opino:

Não brinco de palpiteiro, menos ainda gosto de fazer previsões percorrendo as águas pantanosas da política viamonense. Mas com tanta dialética motivada por conflitos entre princípios teóricos e empíricos, é meio óbvio pensar que Guto só tem dois caminhos: PSB ou PT.
Arrisco cravar o segundo, dada a relação dele com o ex-vereador petista (e candidato a vice na chapa municipal) Adão Pretto.

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]

Rafael Martinelli

Editor
[email protected]

Roberto Gomes

Diretor
[email protected]

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS