Sabado, 16 de OUTUBRO de 2021

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

Opinião

IMAGEM: | Maia Rubim/Sul21

Miguel Rossetto | Retomar o trabalho, o emprego e a renda

por Miguel Rossetto | Publicada em 26/08/2021 às 00h| Atualizada em 30/08/2021 às 10h53

O Boletim Desigualdades nas Metrópoles publicado em julho, revelou que em 12 meses, 280 mil pessoas entraram para a pobreza na Grande Porto Alegre. É como se em um ano, toda a população de Viamão (e mais um pouco) fosse jogada na pobreza.

Hoje 1,1 milhão de pessoas, 28% da população da região, vivem na pobreza com renda familiar menor que R$ 260 por mês! É assustador, mas somos a 2ª região metropolitana onde a pobreza mais cresceu no Brasil e a mais desigual da região Sul. No RS, 640 mil pessoas estão desempregadas.

A péssima gestão da pandemia pelo governo Bolsonaro agravou o baixo crescimento e o alto desemprego. O Brasil já diz que quer mudar. Será preciso reconstruí-lo a partir de uma política econômica voltada para o crescimento com emprego e renda para todos e preservação ambiental.

Viamão, Gravataí, Alvorada e Cachoerinha devem se preparar para o novo ciclo. A região já superou outras crises e possui uma importante organização comunitária, sindical, empresarial e COREDES com boa experiência. É preciso atuar em conjunto e, para isso, é indispensável unir prefeituras, entidades e comunidades de todos os municípios para planejar e executar políticas públicas que beneficiem todos.

As regiões vitoriosas no mundo fizeram isso e organizaram uma governança forte a partir de consórcios e agências regionais de desenvolvimento. Qualificaram a aplicação dos recursos próprios, aumentaram seu poder junto aos governos estaduais e nacional e a população ganhou qualidade de vida. É preciso abraçar com dedicação e entusiasmo esta agenda.

 

* Miguel Rossetto foi Dep. Federal pelo PT-RS, vice-governador do Rio Grande do Sul

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]

Rafael Martinelli

Editor
[email protected]

Roberto Gomes

Diretor
[email protected]

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS