Sabado, 16 de OUTUBRO de 2021

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

Humor

Em Camboriú, a lógica do urbanismo já foi atropelada: em vez de baixar o gabarito da orla para preservar o sol na praia, lá eles espicharam a faixa de areia. Talvez um dia invistam em Poa

por Fraga | Te cuida, orla! | Publicada em 06/09/2021 às 00h

Na criação do mundo, Deus separou as trevas e a luz, e depois dividiu as águas e as terras. Bom, isso foi lá no velho testamento, onde o bom senso imperava e todos achavam algo divino.

Aqui e agora, estamos em pleno contrassenso: enquanto Bozonaro quer porque quer a volta das trevas, o Senado tá a fim que as terras avancem sobre os rios e lagos junto às cidades. Em vez dos atuais 30 metros a preservar, o projeto de lei quer engolir um naco: 15m. E como todo PL que sacaneia a sociedade, entra em pauta sem vaselina e pode estuprar o meio ambiente na moita.

Mas esses 15 metros não são tudo que a ganância imobiliária quer. Assim como o gabarito de construção vertical subiu no início de 3 ou 4 andares para 8 ou 10, e daí para cima, esse gabarito horizontal quer comer a orla pelas beiradas.

Não custa imaginar a aterradora orla do Guaíba daqui a poucos anos:

Condominium Life on Waters Belíssimo conjunto de casas sobre reluzentes palafitas em aço cromado. Lotes da Tristeza em diante, até o Lami. 1.200 privilegiadas famílias a 200 metros da costa. Pontilhões de acesso privado.

Residencial Center O Arquipélago. Grandioso empreendimento que multiplicará as ilhas do estuário. À moda das palmeiras de Dubai, uma série de aterros com 40 0u 50 ilhotas. Cada uma com 12 mini mansões e piscinas de água mineral.

Mega Shopping Delta do Jacuí. Espetacular shopping a flutuar próximo ao Beira Rio. Ligado por túneis direto aos shoppings Praia de Belas e Barrashopping. Atracadouros para milhares de lanchas. Decorado por incríveis igarapés artificiais.

Wave Center of Multiple Events. Ousado projeto com auditórios stadium, salões de convenções e plataformas para seminários. Um luxo funcional e tecnológico: complexo móvel, impulsionado por 180 motores de 2 milhões de HP. Vai se deslocar entre Porto Alegre e Guaíba.

Harbour Deck Leisure. Para não dizer que tudo é especulação e negócio, a diversão e o lazer também ocuparão a orla. De formato inovador, serão quatro longos decks de 300 metros, em concreto armado (inclusive com guaritas milicianas), todos conectados uns aos outros por piers mecânicos. Cassino, cinemas, casas de show, parque de diversões e náutico, minizoo, quadras poliesportivas.

Quem achar que tô dando as piores ideias pro futuro da capital que espere pelos planos dos empreendedores. Eles rirão do acanhamento das minhas.

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]

Rafael Martinelli

Editor
[email protected]

Roberto Gomes

Diretor
[email protected]

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS