Sabado, 19 de SETEMBRO de 2020

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

Crônica

Gustavo Guedes | Não há o que não haja

Publicada em 04/09/2020 às 00h| Atualizada em 04/09/2020 às 22h05

Nas mais diversas esferas da vida, vi pessoas desconsiderando acontecimentos a sua volta até a realidade mostrar da forma mais clara possível o reservado para quem a ignora: a verdade. Jamais será sábio ignorar a realidade. Ela pode ser considerada nossa maior professora. Quando o improvável está a apenas um passo do impossível e quanto mais nossa convicção for desafiada, maiores serão as lições.

Perde um ensinamento valioso quem não aceita verdades contrárias às suas crenças ou aos seus preconceitos. Más atitudes de amigos, namorados ou familiares, podem colocar os prejudicados em estado de negação. Da mesma forma, funcionários, chefes e sócios, com uma reviravolta para eles inesperada, podem tentar se proteger alegando que “isso não existe”. Mas existe.

Aliás, sempre que ouço esta afirmação sobre a inexistência de algum fato, penso em coisas que eram apenas parte da visão de alguém até se concretizarem pela sua competência e talento. Por serem bons observadores, perceberam algum ponto oculto para os demais, investiram nele e, muito provavelmente após errarem muitas vezes antes de acertar, criaram algo novo. Algumas vezes, tenho a impressão até que certas realizações só foram possíveis muito em função da teimosia de seus desenvolvedores.

Deve ser muito bom ter conhecimento suficiente para encontrar o seu lugar de errar e a única coisa que passa na cabeça é tentar de novo. Mas apesar de criarem algo que não existia, não criaram a realidade, apenas se adaptaram a ela. Para aqueles que dizem não se sujeitar às adversidades e acreditam ser capazes de moldar o mundo a sua maneira, tenho um recado; o melhor que podemos fazer é nos adaptarmos, mas moldá-lo está fora das nossas condições. Pode tentar se enganar o quanto quiser, mas o real sempre vencerá qualquer conceito, experiência ou credo.

Os poderosos ainda conseguem se iludir por mais tempo sobre sua capacidade, mas qualquer um, pensando que poderá moldá-los, acaba se afastando dos acontecimentos reais e não percebe que apenas obtém resultados positivos quem se conecta a eles. Assim, ao constatar que se distanciou do real e que a verdade agora o prejudica, tentando retomar o controle que nunca teve mas acreditava ter, acaba por mentir, e a realidade baterá à sua porta com suas lições difíceis de aceitar.

Não ignorá-la, é a melhor forma de aceitar que a realidade é uma só, e saber se adaptar e que cada um a enxerga à sua maneira, é o segredo para obter a recompensa de conseguir aprender seus ensinamentos e encontrar a sua verdade. Achar alguma coisa tão unicamente sua que quando alguém vier com perguntas ou sugestões sem sentido, a única reação - com cara de espanto - seja dizer: o quê?

Últimas Gustavo Guedes

Paginas: [1] 2 3 Próxima »

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]

Rafael Martinelli

Editor
[email protected]

Roberto Gomes

Diretor
[email protected]

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS