Segunda, 18 de JANEIRO de 2021

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

Polêmica

Cláudia Harfouche fala sobre saúde de Nadim: ’Ele é candidato a transplante’

Publicada em 22/12/2020 às 00h| Atualizada em 28/12/2020 às 14h27

A polêmica desse início de semana em Viamão é, sem dúvida, os bastidores da decisão de Nadim Harfouche em antecipar o afastamento da vida pública. Como expliquei na coluna Em nome do acordão: sem mandato em 2021, Nadim sai da cena política pela porta dos fundos, a volta de André Pacheco ao comando da Prefeitura forçaria o até então prefeito em exercício a retornar para a Câmara como presidente.

Tudo o que citei no texto de ontem tem base em informações de fontes da política local. Apesar do pedido de entrevista feito há mais de uma semana, Nadim não quis dar sua versão para os fatos. O silêncio ecova longe, até que ontem a esposa do libanês - expressão que uso sem tom pejorativo -, Cláudia Harfouche, procurou a coluna.

Foi uma troca de mensagens pra lá de cordial, com toda a elegância e a polidez comuns a Cláudia - quem a conhece, sabe do que falo. No texto enviado por ela, recebi detalhes e confirmei algumas informações sobre a saúde de Nadim, as quais não tornei públicas antes por serem questões pessoais. Contudo, agora autorizado pela família, divulgo a seguir.

- Somos pessoas muito transparentes. A verdade para nós é primordial - resumiu Cláudia.

Eis os fatos:

 

1.

Nadim é paciente renal crônico e faz tratamento médico. Não é de hoje que se sabe disso, mas segundo a família, a situação apresenta piora. Inclusive é candidato a transplante, conforme afirma a esposa.

2.

Por conta da situação clínica, há relato de que o ex-prefeito em exercício enfrenta fortes dores e faz uso de medicação contínua.

 

3.

Nesta terça-feira (22), a família receberá resultados de exames, entre os quais está uma tomografia. Com eles, o médico espera avaliar a atual condição renal de Nadim.

 

Esse é o apanhado sobre a saúde do vereador. E diante de tal histórico, Cláudia Harfouche considera injusta a comparação de Nadim com Dilamar de Jesus (PSB), que alegou recomendações médicas para não assumir a Prefeitura após a morte de Russinho.   

A conversa não envolveu política. Portanto, não avançamos sobre as articulações acerca da cadeira de prefeito ocupada pelo libanês durante quatro meses e do controle da mesa diretora exercido por Eraldo Roggia (PTB). Em nome de Nadim, Cláudia disse a mim que esses detalhes, incluindo o futuro político - uma vez que está sem mandato - ficam para outro momento.

Valendo-me da liberdade de opinião, que é base do jornalismo, reforço meu ponto de vista: a forma como o acordão foi costurado e descumprido afronta a biografia de Nadim. Não há julgamento nem descrédito a respeito da saúde do vereador, contudo, a dimensão adquirida após a volta de Pacheco (inegável argumento para a recusa da presidência da Câmara) tornou automática a comparação com o episódio Dilamar.  

Fecho desejando recuperação plena a Nadim, fazendo votos de um bom Natal e sucesso nos caminhos trilhados pela família em 2021!

 

Leia na íntegra:

 

"Meu nome é Cláudia Harfouche, sou esposa do Nadim. Gostaria de lhe informar que o Nadim faz tratamento médico pois é paciente renal crônico. Inclusive é candidato a transplante.

Todos que trabalham com ele sabem das dificuldades que ele enfrenta em relação a esta doença. Durante e após a campanha eleitoral ele vem sofrendo fortes dores.

Nunca o grande ser humano Nadim, se escondeu ou se eximiu das suas responsabilidades. Quando ele (SIC) quiz assumir o comando da nossa cidade, num momento tão triste, nós, a sua família, o questionamos por temer a piora da saúde dele. A resposta dele foi: "Eu não tenho nada a perder. Me deixem ajudar a nossa cidade".

O que nos restou a fazer, foi apoiar e tentar ajudar ele de todas as formas. Por isso, eu fiquei muito triste com a colocação de que o (SIC) Libanes se escondeu atrás de um jaleco. Em quatro meses como Prefeito interino, ele abriu mais de 23 sindicâncias, fez mais do que muitos prefeitos em 4 anos.

Só para ter uma (SIC) idéia, hoje ele teve um compromisso em Porto Alegre e o nosso filho teve que dirigir pra ele, por causa da medicação forte que ele está tomando para suportar a dor. Amanhã (terça-feira, 22) teremos os resultados de uma tomografia e outros exames solicitados para descobrir se a condição renal está pior do que já estava.

Estamos muito fragilizados e preocupados com a saúde do Nadim, por isso ficamos revoltados quando (SIC) alguma coisas que publicam sobre ele não condizem com a verdade. Não é o seu caso, mas outra pessoa o atacou durante todo o tempo em (que) o Nadim esteve no comando da nossa cidade.

Tenho certeza de que o Nadim terá o maior prazer em conversar contigo. Se Deus quiser, tudo vai dar certo e em breve ele estará bem. Te autorizo sim a publicar a minha manifestação, pois somos pessoas muito transparentes. A verdade para nós é primordial.
Lhe desejamos um Feliz Natal e um Próspero Ano-Novo!"

 

 

Leia também:

REPORTAGEM COM VÍDEO | Os recados da juíza e da promotora aos eleitos em Viamão: quem avisa, amigo é!

A política de Viamão volta às páginas policiais: 2020 é um ano para jamais ser esquecido

Operações Capital e Pegadas: Ministério Público cobra mais de R$ 33 milhões de investigados

ENTREVISTA COM VÍDEO | Prefeito eleito de Viamão comenta resultado das urnas e projeta transição

A eleição mais disputada da história de Viamão é também a eleição da vergonha

Valdir Bonatto vence por apenas 320 votos de vantagem: a cobertura completa das eleições no DV

Últimas Cristiano Abreu

Política
Câmara dá pausa no recesso de verão para votar novo orçamento para Valdir Bonatto
De mudança
Guto Lopes confirma ida para Brasília: ’vou continuar trabalhando um pouco por lá, um pouco aqui... pelo RS e, claro, por Viamão’
Entrevista
COM VÍDEO: Presidente da Acivi avalia ano que passou e projeta desafios de 2021
Novos donos da cadeira
Valdir Bonatto é o dono da caneta: a posse do novo prefeito e os bastidores da transição de poder em Viamão
Exclusivo
Os primeiros nomes: apuração do Diário revela secretariado de Valdir Bonatto
Legislativo definido
Armando presidente e Dieguinho vice: as cartas marcadas na eleição da Câmara
Troca rápida
Evandro Rodrigues volta à cadeira de prefeito: entenda
Nova legislatura
Temporada de redecoração: vereadores esvaziam gabinetes e móveis ’desaparecem’ da Prefeitura; os preparativos e as indefinições da posse
Busca pelo poder
Pelo menos quatro frentes disputam a presidência da Câmara: o cabo de guerra
Definições, enfim
Primeiros nomes do secretariado de Bonatto serão anunciados amanhã; o jeito Viamão de ser das coisas
Os bastidores da volta de André Pacheco
No apagar das luzes, livros escolares sem licitação e compra de lâmpadas que a própria Prefeitura proíbe: a mulher de César
Exclusivo
Ministério Público denuncia prefeito André Pacheco, vereador e dois secretários por organização criminosa. Diálogos apontam pedido de propina para campanha
Nunca vi sequer uma pá por aqui
Governador, a RS-118 vai além de Gravataí; Viamão e Alvorada pagaram pela obra, mas só recebem ilusões
Limpando o nome
André Pacheco aproveita volta meteórica e tenta brilhar antes de entregar chaves da Prefeitura
Polêmica
Cláudia Harfouche fala sobre saúde de Nadim: ’Ele é candidato a transplante’
’Com Supremo, com tudo’
Em nome do acordão: sem mandato em 2021, Nadim sai da cena política pela porta dos fundos; entenda
Diplomação
REPORTAGEM COM VÍDEO | Os recados da juíza e da promotora aos eleitos em Viamão: quem avisa, amigo é!
’Fica a Dica’
Ministério Público confirma prisões em operação que investiga fraude eleitoral em Viamão
Operação
A política de Viamão volta às páginas policiais: 2020 é um ano para jamais ser esquecido
Apenas um vereador eleito será diplomado em Viamão; entenda

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]

Rafael Martinelli

Editor
[email protected]

Roberto Gomes

Diretor
[email protected]

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS