O avião com as doses destinadas ao RS chega ao Estado na tarde desta segunda-feira | IMAGEM: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
Publicada em 18/01/2021 às 00h| Atualizada em 19/01/2021 às 19h04
Neste fim de semana, a vacinação contra a COVID-19 começou no Brasil. O governador Eduardo Leite prometeu a largada para hoje (18) no Rio Grande do Sul. Em Viamão, há muita expectativa, mas pouco se sabe.
O Diário de Viamão apurou que Valdir Bonatto passou a manhã na secretaria da Saúde. É rotina do prefeito despachar por lá nas manhãs, uma vez que ele acumula as demandas da pasta como secretário, contudo (opinião minha), não pode haver nada mais importante do que organizar a logística de distribuição e aplicação do imunizante na população.
Ele já deve ter organizado tudo.
A comunicação da Prefeitura, a essa altura, deve estar com os releases com as informações fundamentais (público-alvo, horários, locais) só esperando para publicar. O Comitê de Emergências criado ainda em 2020 para gerir as ações de Saúde durante a pandemia já deve ter revisado os refrigeradores, estoques de seringas... os carros da Vigilância já estão limpos, abastecidos e a postos para mandar as doses até as unidades mais remotas do município.
Os mutirões aos fins de semana certamente já estão organizados.
Não espero menos que isso.
Escrevi o parágrafo acima na condicional, isto porque nenhuma informação oficial foi repassada pelo Executivo até a hora do almoço dessa segunda-feira histórica para o Brasil. Se eu que não estou em nenhum grupo prioritário já estou de braços prontos para a vacina, imagina a ansiedade de quem pode ser imunizado ainda nessa semana?
O que se sabe até o momento é que o chefe do Executivo deve realizar um comunicado oficial - por live ou postagem nas redes oficiais da Prefeitura na Internet. Nesse anúncio, espero, saberemos quantas doses o Estado repassará para Viamão, e "todos os detalhes necessários".
Não dá para adiar. O início tem que se dar no máximo amanhã, assim que forem abertas as portas das Unidades Básicas. Queremos a vacina, seja de onde vier, não importa o laboratório.
Queremos "para ontem"!
Vale lembrar que Bonatto assumiu a Saúde, entre outras justificativas, para "cuidar das pessoas" (palavras dele). Além da crise dos contratos com as terceirizadas, da suspeita de corrupção na pasta, o prefeito tucano prometeu na diplomação e na posse enfrentar o coronavírus. A menos que tenha mudado de ideia ou aderido ao "covidiotismo", sigo acreditando que Viamão não seguirá o negacionismo de figuras como o prefeito Sebastião Melo, de Porto Alegre.
Bonatto é professor e empresário. Acredita e faz uso do conhecimento, da lógica e da ciência. Saberá espantar os "cloroquiners" do entorno e agilizará o processo. Da Inglaterra ou da China, a vacina é a saída mais rápida e segura para esvaziar hospitais, e assim estancar a sangria - tanto social quanto econômica. De quebra, agradará as turmas do "fecha tudo" e do "abre tudo".
Caminho melhor não há.
RS recebe 341 mil doses
Nessa segunda-feira (18), o Eduardo Leite foi ao Centro de Distribuição Logística do MS, em Guarulhos (SP), receber de forma simbólica as primeiras 341,8 mil doses destinadas ao Rio Grande do Sul e fez o anúncio:
- Vamos receber as doses na tarde desta segunda e iniciar ainda hoje o processo de imunização. Temos uma rede de saúde bem distribuída e toda a rede logística já preparada. Transporte, rede de frio, seringas agulhadas, ou seja, tudo pronto para iniciar esse grande processo de vacinação assim que as doses chegarem à capital gaúcha. E, em 24 horas, as doses estarão em todas as regiões do Estado, para que elas também possam iniciar a aplicação, respeitando as faixas definidas no Plano Nacional de Imunizações (PNI) - declarou o governador.
Ao Rio Grande do Sul, estão sendo enviadas por avião 311.680 doses da CoronaVac, do Instituto Butantan feita em parceria com o laboratório Sinovac, para os grupos prioritários (profissionais da saúde da linha de frente e idosos que vivem em instituições de longa permanência) e outras 30.120 à população indígena.
Cristiano Abreu
Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]
Rafael Martinelli
Editor
[email protected]
Roberto Gomes
Diretor
[email protected]