Terça-feira, 14 de JULHO de 2020

Publicidade

Publicidade

Facebook

Coluna do Gabriel

Não seja um player tóxico

Publicada em 24/04/2020 às 00h| Atualizada em 28/04/2020 às 14h35

Salve galerinha

Hoje resolvi trazer um assunto polêmico, e também um pedido de player para player: pare de ser TÓXICO! Todo mundo que joga online deve passar por isso, se não diariamente, com certeza com frequência.

Mas do que é que você está falando? Sabe aqueles xingamentos gratuitos e a rotineira falta de respeito (olá, redes sociais)?  Pois é, é disso que estou falando.

Quando iniciei as transmissões ao vivo no meu canal, nunca pensei na proporção que tomaria as minhas palavras e ações durante os jogos. Um dia desses, eu e meus amigos cruzamos com esses “tóxicos” em uma partida de Rainbow Six Siege.  Foram diversos xingamentos disparados de forma gratuita. E o que mais me deixou espantado? O adversário de mais idade não tinha mais de 14 anos. Isso mesmo, QUATORZE anos de idade.

Depois que parei de jogar fiquei com isso na cabeça e comecei a prestar mais atenção em outras lives de gamers famosos, que contam com milhares de pessoas os acompanhando. E, é claro que as cenas se repetiam. Mas quer saber o pior? O streamer, ao invés de passar um bom exemplo, estava sendo o pior dos “malditos players tóxicos”.

Desde então estou tentando levantar a bandeira da paz nos jogos online. Meu objetivo nessa caminhada é trazer cada vez mais gente para ‘o lado bom da força’. Afinal, não estamos todos aqui para nos divertimos?

 Nessa troca de ideias com o pessoal que procuro ter com o pessoal, conheci outros streamers que carregam essa bandeira, como o Myckk, Netao_tv, rfmachine, entre outros tantos que todos os dias tentam deixar a ‘toxidade’ de lado e fazer a comunidade jogar para se ter bons momentos. Um salve pra vocês, gurizada.
                                            
Mas, você pode pensar: deixa de ser chato, Gabriel. Cada um tem o direito de falar o que quer. Sim e não. No ambiente de jogos on-line (assim como na vida, acredito eu), críticas construtivas são bem-vindas. Porém, estamos vivendo a era da falta de respeito, da intolerância, que se espalharam das redes sociais e chegaram até aqui. Mas aqui não, POR FAVOR.

Esse ambiente desanima. Um leitor e amigo, Jonas Meinerz, me contou o seguinte: “Tem vários jogos sensacionais, mas com uma comunidade que tira o prazer de participar”.  Por isso, ultimamente ele tem preferido jogar somente com  amigos.

Por isso, pais, cuidem a forma como seus filhos estão jogando. Vídeo game é diversão, não é lugar para rivalidades desmedidas e agressão. Ninguém é obrigado a saber jogar de forma perfeita os jogos, cada um tem o direito de jogar como QUISER e SOUBER. 

Quem quiser trocar uma ideia sobre o assunto (ou sobre qualquer outro também) pode enviar um e-mail para [email protected], até semana que vem.

 
Canais citados:

https://www.twitch.tv/myckk/
https://www.twitch.tv/netao_tv/
https://www.twitch.tv/rfmachine

Últimas Gabriel Calvi

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]

Rafael Martinelli

Editor
[email protected]

Roberto Gomes

Diretor
[email protected]

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS