Terça-feira, 20 de OUTUBRO de 2020

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

A cadeira assombrada

Evandro Rodrigues se emociona ao sentar na cadeira do pai político, Russinho | Foto CRISTIANO ABREU

Viamão tem prefeito; domingo de fumaça branca após morte de Russinho, Miss Colômbia de Nadim e renúncia de vereadores

Publicada em 26/07/2020 às 16h41| Atualizada em 30/07/2020 às 15h09

No Designated Survivor Viamão, o segundo vice-presidente da Câmara Evandro Rodrigues (DEM) acaba de assumir a Prefeitura.

É o segundo ‘camerlengo da Sé vacante’ após o falecimento do prefeito interino Valdir Elias, o Russinho, pela COVID-19, e Nadim Harfouche (PSL) ter sido ‘Miss Colômbia’, com a coroa retirada pela Justiça após menos de 24 horas.

Para completar o thriller político, a assombrada cadeira pode voltar para André Pacheco até 10 de agosto, prazo em que encerram os seis meses de afastamento do prefeito eleito nas urnas por suspeitas de corrupção apontadas na ‘Operação Lava Jato de Viamão’, que tratei em artigos como ’Lava Jato de Viamão’: os diálogos entre o prefeito e o vereador.

Após mais de um dia sem prefeito, Evandro assinou na tarde deste domingo o termo de posse levado à Câmara pelo secretário da Administração, Orlando Gomes. A operação se deu assim para o ‘filho político’ de Russinho assumir:

1.

Xandão Gomes (Republicanos) comunicou à Câmara a renúncia da presidência, que como vice-presidente ocupava em substituição a Dilamar de Jesus (PSB).

O presidente eleito aplica desde o falecimento de Russinho uma conveniente licença-saúde, já que pela linha sucessória teria que ser ele o prefeito interino e, como ordenador de despesas, ficaria impedido de concorrer à reeleição em 2020 – mesmo motivo para Xandão não assumir a Prefeitura.

2.

Segundo vice, Evandro assumiu a presidência da Câmara e, com a antecedência regimental, convocou uma sessão extraordinária para a próxima terça-feira, 28, às 15h, para dar posse ao vereador suplente Luciano Alves (PSB) e também realizar eleição complementar para preenchimento do cargo vago de segundo vice-presidente.

3.

Em nota, a Câmara informou que “conforme decisão judicial da 1ª Vara Cível da Comarca de Viamão, deve ser obedecido, quanto ao exercício da substituição do cargo de prefeito, estritamente a determinação do Regimento Interno, artigos 12 e 16, tratando-se de norma imperativa, que não pode ser afastada pela vontade pessoal de seus componentes, salvo por renúncia ao cargo exercido”.

Assim, seguindo-se a linha sucessória da Mesa Diretora, Evandro Rodrigues assumiu a Presidência e, em consequência, a Prefeitura até então acéfala.

Aos que não assistiram, recomendo Designated Survivor. O ‘Servidor Designado’ é um funcionário do governo norte-americano escolhido aleatoriamente que, sem saber, é embarcado no Air Force One na noite do discurso do Estado da União, para o caso do presidente e seu gabinete restarem mortos. Como uma explosão provoca a tragédia no Capitólio, sem votos, Tom Kirkman assume a Presidência dos EUA.

A diferença é que a série Netflix é um ‘House of Cards do bem’, no qual o servidor designado é um outsider e toma decisões bem diferentes da política tradicional, pensando no interesse público e coletivo, não apenas em se dar bem na próxima eleição.

Já em Viamão o esquife do prefeito Russinho era aplaudido pelas ruas em cima de um caminhão de bombeiros enquanto tenebrosas articulações aconteciam nos bastidores, em um roteiro inimaginável em que até PDT e PT votaram no PSL de Bolsonaro para governar Viamão.

Ao fim, fiz um spoiler para o leitor saber o que está acontecendo neste domingo histórico para Viamão. O jornalista Cristiano Abreu, que está desde cedo circulando entre a Prefeitura e a Câmara testemunhando os fatos e ouvindo as diferentes narrativas, conta tudo em detalhes no Diário de Viamão.

 

LEIA TAMBÉM

Os bastidores do domingo em que Evandro Rodrigues sentou na cadeira de prefeito de Viamão

Dilamar de Jesus toma decisão sobre assumir Prefeitura; Em paralelo, vereadores fazem pressão e recebem ’visita’ de André Pacheco

Viamão sem prefeito: Xandão Gomes diz que responsabilidade é de Dilamar e que renunciará se for notificado para assumir a Prefeitura

Nadim Harfouche: Prefeito de Viamão por um dia

Sessão da Câmara que escolheu novo prefeito de Viamão tem série de ilegalidades, diz especialista

Justiça anula sessão da Câmara, e Viamão está novamente sem prefeito

Viamão tem dois prefeitos: Vereador Evandro Rodrigues assinou termo de posse, mas Nadim Harfouche foi eleito em plenário; Entenda a confusão

Quem será o prefeito de Viamão: Presidente da Câmara comunica afastamento do cargo e tese da ’linha de sucessão’ ganha força no Legislativo

Bolsonaro matou Russinho

Últimas Rafael Martinelli

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]

Rafael Martinelli

Editor
[email protected]

Roberto Gomes

Diretor
[email protected]

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS