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Leite bateu o martelo: pedágio da RS-118 será em Gravataí; Viamão e Alvorada pagarão passagem sem arrecadar um Real sequer de imposto

Publicada em 17/06/2021 às 00h| Atualizada em 22/06/2021 às 11h57

O governador Eduardo Leite confirmou nesta quinta a proposta de instalação de pedágio na ERS-118 (Rodovia Mário Quintana). A cancela ficará em Gravataí, no Km 22,6, bem onde acaba o trecho duplicado, antes do acesso para a Freeway. Ou seja. Quem vem e vai de Viamão ou Alvorada na direção da BR-290, vai ter que pagar para passar.

Leite também oficializou que a praça da RS-040 (Rodovia Tapir Rocha) será deslocada de Águas Claras para o km 51,3, no limite com Capivari. E de acordo com o plano de privatização estadual, não haverá mais isenção para moradores.

A proposta é de desconto para usuários frequentes. Veículos leves e que utilizem TAG para pagar o pedágio terão redução de 5% no valor da tarifa. Outra modalidade será o desconto progressivo escalonado conforme o número de viagens realizadas dentro do mês, também via TAG no veículo: de 4 a 7 viagens - desconto de 10%; de 8 a 11 viagens - desconto de 12,5%; de 12 a 15 viagens - desconto de 15%; de 16 a 19 viagens - desconto de 17,5% e 20 viagens ou mais - desconto de 20%.

A polêmica agora está oficialmente na cancela, como tratei em Viamão cercada por pedágios: Lançada Frente contrária; O ’bode de Leite’ está na cancela. Ao fim, não era “fake news”:  a Velha Capital em breve estará cercada de pedágios. E no caso da "novidade" da RS-118, não arrecadará um Real de imposto. 

 

Próximos passos

 

A partir de sexta-feira (18), o governo vai abrir por 30 dias consulta pública envolvendo as concessões. Depois disso serão realizadas audiências públicas. Leite quer entregar à iniciativa privada mais de mil quilômetros de vias estaduais por 30 anos, com previsão de aporte de R$ 10,6 bilhões, R$ 3,9 bilhões nos primeiros cinco anos.

CLIQUE AQUI para acessar o material oficial divulgado pelo Governo do Estado, que traz infográficos sobre os investimentos que serão exigidos nos leilões, praças de pedágios e simulações de tarifas.

 

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Cristiano Abreu

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