Segunda, 10 de AGOSTO de 2020

Publicidade

Facebook

Opinão

Sankofa Viamão: Branco bonito e usuário de drogas... Negro feio e traficante

Publicada em 18/07/2020 às 00h| Atualizada em 18/07/2020 às 14h30

Fiquei reflexiva com uma recente matéria que li na internet. Tratava de um jovem estudante de medicina veterinária que fora indiciado por tráfico de animais peçonhentos, por não possuir licença ambiental para mantê-los em casa. Com certeza tratava-se de um jovem estudante de medicina branco e de classe média alta.

Bom, se fosse negro e de periferia provavelmente teria sido tratado na matéria como um traficante vinculado a uma região do crime.

As mídias em suas matérias são influenciadas de acordo com a cor e a classe social das pessoas, fazendo co-relação entre pobres e criminosos.

Vale lembrar do caso do filho de uma juíza federal que foi preso com mais de 200kg de drogas e ficou impune de responder pelo crime, um jovem classe média alta.

Outra prática perversa que vem gerando muito debate, o chamado “racismo algorítmico”. No compartilhamento das redes sociais de relacionamento, os grandes projetistas e programadores digitais criam algoritmos de acordo com suas próprias visões de raça, de gênero, social, política, ao ponto de projetar programas racistas e discriminatorios. Assim, se pesquisarmis no Google por exemplo sobre “mulher bonita”, os parâmetros criados remetem à imagens de mulheres loiras, altas, esbeltas, de olhos azuis, com maçãs do rosto e lábios delineados e carnudos.

E assim a injustiça se faz no seio da sociedade, a discriminação velada ocorre nas mídias e imprensa, assim as pessoas recebem oportunidades, são incluídas ou excluídas, são julgadas nos tribunais com penas que variam de acordo com o status social ou a aparência.

 

*As publicações nos espaços de opinião são responsabilidades de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Diário de Viamão.

Últimas Sankofa Viamão

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]

Rafael Martinelli

Editor
[email protected]

Roberto Gomes

Diretor
[email protected]

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS