Quinta-feira, 06 de AGOSTO de 2020

Publicidade

Facebook

Vida mais saudável

Leonardo Veloso: De volta aos treinos com segurança

Publicada em 10/07/2020 às 00h| Atualizada em 17/07/2020 às 15h28

A partir desta sexta-feira, o Diário de Viamão conta com a colaboração do acadêmico de Educação Física Leonardo Veloso. Semanalmente, o profissional, que é treinador e atleta de fisiculturismo, trará dicas de Saúde do corpo e estilo de vida saudável.

O objetivo é contribuir para que os leitores conheçam mais sobre a importância do exercício físico e da alimentação balanceada.

Boa leitura!

 

Com as medidas para conter a COVID-19, muitos hábitos do dia a dia têm sido alterados. O de praticar exercícios físicos é um dos que mais deixa a população em dúvida, porém é um hábito que não deve ser ignorado. Se exercitar fisicamente deve fazer parte da rotina de todas as pessoas, mesmo durante esse período, por ser uma atividade essencial para nosso sistema imunológico e saúde no geral, tanto física quanto mental (combate a ansiedade e depressão, por exemplo).

As academias e centros de treinamento aqui de Viamão já estão abertas e tomando as medidas necessárias para segurança de seus alunos, como:

 

  • Manter a ventilação adequada do ambiente;

  • Higienização dos equipamentos a cada uso;

  • Proibido o acesso com mochilas ou sacolas;

  • Disponibilização de álcool em gel aos alunos;

  • Um aluno a cada 16m²;

 

Além disso, é obrigatório o uso de máscara durante o treinamento e também a utilização de uma toalha. O ideal é levar também uma garrafinha de água, pois durante esse período os bebedouros estão interditados e a hidratação é essencial para um bom treino. Os chuveiros também estão desativados e recomenda-se lavar as mãos após a troca de uma máquina por outra.

Por conta do distanciamento controlado, é proibido também revezar equipamentos. Então nada de querer ir para academia acompanhado e fazer um treino com seu amigo(a). Nesse momento a prioridade deve ser a segurança.

 

Como treinar?

 

Um grande erro das pessoas nesse retorno aos treinos é voltar como se nada tivesse acontecido, levantando os mesmos pesos e fazendo o mesmo treino que antes. Mas é importante compreender que o nosso corpo perde condicionamento físico conforme o tempo que ficamos parado, então não volte a treinar como você treinava antes, pois as chances de se lesionar são bem grandes.

Caso você tenha passado toda a quarentena parado, sem praticar exercícios físicos, volte com bastante calma, sem pressa. Mas se você estava treinando em casa e conseguiu manter seu condicionamento, pode voltar com um pouco mais de intensidade mas ainda sim menos pesado do que os treinos que estava habituado. Isso porque nas academias os treinos envolvem a utilização de cargas mais altas que os treinos caseiros e com peso do corpo.

Então para evitar se machucar logo de primeira, volte devagar. No momento o seu objetivo deve ser recuperar o seu condicionamento físico e melhorar a sua saúde e imunidade.

 

Para quem gosta de treinar na rua

 

Caso você curta se exercitar ao ar livre, como fazer uma corrida ou caminhada, os procedimentos não são tão diferentes. O uso da máscara ainda é muito importante, assim como a toalha para evitar tocar as mãos no rosto e também uma garrafinha de água para se manter hidratado.

 

No caso específico da corrida/caminhada, tome alguns cuidados:

 

  • Evite lugares de muita aglomeração. Lembre-se de manter um distanciamento seguro.

  • Muitas pessoas costumam correr olhando para o chão e isso pode ser muito perigoso. Então fique atento e mantenha seu olhar para frente, evitando qualquer perigo ao seu redor.

  • Sempre olhe para os dois lados antes de atravessar a rua (isso serve até para quando não estiver correndo)!

  • Use um calçado adequado para corrida/caminhada, é muito importante para a saúde de suas articulações.

  • Evite ficar falando ou mexendo no celular durante o exercício.

  • Se a música é importante para você, mantenha no volume mais baixo possível. Mas o ideal mesmo é evitar o uso de fones de ouvido, pois atrapalha na percepção do ambiente ao redor.

 

Cuide de si mesmo

 

Não estamos no melhor cenário possível devido a essa pandemia, mas não desista do hábito de praticar exercícios físicos. As academias e centro de treinamento são ambientes que estão tomando as medidas necessárias para a segurança, mas caso ainda não se sinta confortável, pode praticar exercícios físicos em casa. O importante mesmo é se mexer e cuidar de você mesmo!

 

*As publicações nos espaços de opinião são responsabilidades de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Diário de Viamão.

Últimas Leonardo Veloso

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]

Rafael Martinelli

Editor
[email protected]

Roberto Gomes

Diretor
[email protected]

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS