Quinta-feira, 06 de AGOSTO de 2020

Publicidade

Facebook

Saúde

Leonardo Veloso: Como conciliar estudos, trabalho e exercício físico?

Publicada em 17/07/2020 às 00h| Atualizada em 17/07/2020 às 15h28

Um dos maiores desafios nos dias de hoje é gerenciar o tempo. Conciliar a rotina de estudos e trabalho já não é uma tarefa fácil, imagina então se adicionarmos o exercício físico. Se você já passou por essa dificuldade, então esse artigo é para você.

Por muito tempo eu já trabalhei de manhã e tarde, treinava no final do expediente e ia para a faculdade a noite. Era uma rotina pesada, mas eu tive a persistência em continuar e tive resultados satisfatórios.

Como o exercício físico pode ajudar nos estudos e trabalho?

Todos enxergam os estudos e trabalho como algo essencial. Afinal, você trabalha para pagar as contas e é preciso estudar para investir no futuro e cada vez ter mais sucesso financeiro. Eles se completam. Mas e onde fica o exercício físico nessa história? Em segundo plano? Não! Pelo menos não deveria.

Essa rotina de estudos e trabalho é muito cansativa e isso pode trazer sérias consequências, como: fadiga excessiva, sonolência durante o dia, insônia durante a noite, estresse, ansiedade, dores no corpo e até mesmo depressão.

Praticando exercício físico, além de prevenir todos esses problemas que citei, vão melhorar a sua saúde e qualidade de vida no trabalho e estudos, como melhora na disposição, humor e concentração em suas atividades. Por esse motivo, é importante que encaixe os treinos dentro da sua rotina. Para isso, confira essas 6 dicas de como conciliar os estudos, trabalho e exercício físico.

#1 Crie uma rotina com horários bem definidos e realistas. Assim como você tem momentos no dia para trabalhar e estudar, você precisa reservar seu tempo para se exercitar. Faça isso o seu compromisso, como se fosse seu expediente. Faça chuva ou faça

sol, frio ou calor, evite faltar. Seja rigoroso e encare como algo inadiável. Agora o exercício físico é essencial para seus estudos e trabalho, lembra?

#2 Vá aos poucos. Não adianta querer fazer tudo ao mesmo tempo na primeira vez. O processo deve ser gradual. Então inicie com calma, por exemplo com 3 treinos na semana. E conforme for ficando viável, você pode ir aumentando essa frequência. Crie metas semanais também para ajudar no controle do progresso e motivação.

#3 Otimize o seu tempo. Tente aproveitar ao máximo o mesmo horário para fazer mais de uma tarefa e com isso “ganhar mais tempo”. Você pode ler seu livro enquanto está no ônibus, pode aproveitar o intervalo do trabalho para treinar ou até mesmo escutar um audiobook enquanto faz sua caminhada. Use a criatividade para deixar aquele tempo ocioso do seu dia mais útil.

#4 Suba escadas e caminhe mais. Sempre que possível, evite elevadores e carros. Se você mora perto do mercado, vá fazer suas compras do dia a pé. Tem elevador no seu trabalho? Use as escadas com mais frequência. Pode não parecer muito, mas no final do dia fará bastante diferença.

#5 Faça um exercício físico que você goste. Se não gosta de academia, faça outra modalidade. Todo tipo de exercício físico é válido e é muito importante sentir prazer para que isso tudo dê certo. Teste coisas novas caso não tenha achado ainda a sua paixão.

#6 Não se culpe quando as coisas não saírem como o planejado. Pense que o hábito de se exercitar é como o de escovar os dentes. Quando você não escova um dia, você fica sem escovar o resto da semana também? Provavelmente não (eu espero), então o mesmo deve aplicar para o exercício. Não conseguiu ir um dia? Não tem problema, bola pra cima e volte para a rotina.

Espero que essa leitura tenha sido útil para você. E tenho certeza que, se aplicar cada uma dessas dicas, terá muito sucesso em conciliar os seus estudos, trabalho e exercício físico. Além de adquirir uma forte paixão por se exercitar. Talvez em primeiro momento seja difícil, mas não desista. Você precisa insistir para consolidar esse novo hábito em sua vida.

 

*As publicações nos espaços de opinião são responsabilidades de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Diário de Viamão.

Últimas Leonardo Veloso

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]

Rafael Martinelli

Editor
[email protected]

Roberto Gomes

Diretor
[email protected]

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS