Quinta-feira, 06 de AGOSTO de 2020

Publicidade

Facebook

Opinão

Leonardo Veloso | Exercício físico pode contribuir para melhora na ansiedade

Publicada em 31/07/2020 às 00h| Atualizada em 31/07/2020 às 13h17

Devido a rotina muito corrida e com o avanço da tecnologia, as pessoas têm deixado de se movimentar cada vez mais. E com isso é normal que elas se sintam mais ansiosas, mas é importante saber identificar até onde essa ansiedade é aceitável.

Antes de um evento muito importante, por exemplo, é normal a pessoa ficar ansiosa. É um processo natural. Porém quando essa ansiedade começa a prejudicar as tarefas do dia a dia e comprometer a qualidade de vida e bem-estar, é melhor tomar cuidado. Sintomas comuns de ansiedade são: angústia, aflição, medo, dificuldade de dormir, preocupação excessiva, insegurança, dores no estômago, tensão muscular e entre vários outros.

 

Como o exercício físico pode contribuir para melhora na ansiedade?

 

Praticar exercício físico é uma das principais estratégias para lidar com a ansiedade. Isso porque se exercitar estimula dois hormônios muito importantes ligados ao humor e bem-estar: a serotonina e a endorfina.

Separei aqui algumas alternativas que com certeza podem contribuir para aliviar os sintomas da ansiedade:

 

Caminhada ou corrida

 

Muito acessível e pode ser feita em praticamente qualquer lugar. Extremamente benéfica para a sua saúde e bem-estar, serve também como uma espécie de meditação, pois enquanto caminhamos ou corremos normalmente ficamos em paz com nossos pensamentos e refletimos. Isso a torna uma excelente opção para combater a ansiedade.

 

Dança

 

É divertida e transmite muita alegria. Melhora o humor, coordenação motora e a autoestima. Normalmente as aulas são em grupos, então trabalha também a sociabilidade. Mas caso queira algo mais prático, pode dançar em casa mesmo. Só ligar o som e sair por aí se mexendo!

 

Yoga ou Pilates

 

 

Mais zen do que as outras modalidades, o Yoga e o Pilates tem como principal característica o controle da postura e respiração, o que pode contribuir muito para o relaxamento e alívio da ansiedade. Melhora também a flexibilidade, concentração e foco. Com certeza uma ótima escolha.

 

Musculação

 

É uma prática onde você diariamente se desafia e se supera, o que pode fortalecer muito a sua mente. Possui um alto gasto energético e é a modalidade que mais impacta na composição corporal (redução de gordura ou ganho de músculos), então pode contribuir muito para a sua autoestima e a eliminar a insegurança.

Outro benefício das academias é que elas normalmente possuem outras modalidades de ginástica além da musculação, então muitas vezes é possível conciliar tudo que eu falei aqui em apenas um lugar.

Lembrando que dei algumas alternativas que podem ajudar no combate a ansiedade, mas não são as únicas. Existem muitas outras, como: natação, futebol, vôlei, lutas, tênis e etc. E todas elas possuem ótimos benefícios para aliviar os sintomas da ansiedade. O importante é você se mexer e, principalmente, fazer o que gosta.

Esses benefícios podem ser notados logo de imediato, mas é necessário regularidade na prática para um efeito prolongado. Então além de começar, foque em conseguir manter esse hábito, por isso é importante escolher a modalidade que você mais é apaixonado!

 

*As publicações nos espaços de opinião são responsabilidades de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Diário de Viamão.

Últimas Leonardo Veloso

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]

Rafael Martinelli

Editor
[email protected]

Roberto Gomes

Diretor
[email protected]

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS