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Opinião

Leonardo Veloso | Aquecer antes do treino evita lesões e melhora o desempenho

Publicada em 21/08/2020 às 00h| Atualizada em 21/08/2020 às 12h09

Todos já sabem a importância de praticar exercícios físicos para a saúde e qualidade de vida, mas poucas pessoas têm conhecimento sobre os reais benefícios do aquecimento antes do treino.

Se você está acostumado a treinar com mais frequência, já deve ter reparado que no começo da sessão normalmente temos mais dificuldade de executar os movimentos. A mobilidade fica mais limitada, o corpo mais rígido e até podemos sentir alguns desconfortos e dores. Mas, quando aquecemos antes, todos esses problemas somem. E ainda surgem mais benefícios.

O aquecimento tem como principal objetivo preparar o corpo para o esforço que está por vir. Ele aumenta o fluxo sanguíneo nos músculos, eleva a temperatura corporal e melhora a capacidade das articulações de aguentarem a intensidade.

Após aquecer, nossos músculos também consegue otimizar a contração muscular, aumentando muito o desempenho nos treinos. Para entender melhor como realizar o seu aquecimento, é necessário compreender a diferença entre esses dois tipos:

Aquecimento geral: Aqui o principal objetivo é elevar a temperatura corporal e preparar o sistema cardiovascular. Pode ser realizado uma corrida leve, caminhada, bike, pular corda e etc.

Aquecimento específico: Aqui o maior objetivo é aquecer a região e músculos que irá treinar. Pode ser executado alguns alongamentos e depois o exercício principal do treino com menos carga e mais repetições, subindo gradualmente a intensidade. Se você vai realizar um agachamento, por exemplo, pode começar alongando as pernas e depois executar o movimento apenas com o peso do corpo, depois só com a barra e evoluindo dessa maneira até chegar na carga de trabalho do treino.

Os dois tipos de aquecimento são igualmente importantes, mas cada um tem o seu momento. Se você vai praticar uma corrida ou alguma outra atividade que exija movimentos do corpo inteiro, o aquecimento geral é o ideal. Mas se você vai fazer uma atividade mais específica, como treinar um grupamento muscular em isolado na musculação, o específico cai melhor.

Então agora que entendeu a importância do aquecimento antes da atividade física, torne-o um hábito em sua rotina. Tenho certeza que irá melhorar muito o seu desempenho nos treinos e diminuirá significativamente o risco de lesões e dores.

 

*As publicações nos espaços de opinião são responsabilidades de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Diário de Viamão.

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