Terça-feira, 22 de SETEMBRO de 2020

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

Opinião

Leonardo Veloso | Cigarro atrapalha ganho de massa muscular

Publicada em 28/08/2020 às 00h| Atualizada em 28/08/2020 às 15h36

Todos já sabem que o cigarro é prejudicial a saúde, mas será que ele também pode atrapalhar a hipertrofia (ganho de massa muscular)?

E a resposta é sim, ele pode. Pois além de piorar o condicionamento físico, é composto por várias substâncias que causam vasoconstrição. Isso significa que ocorre uma contração e diminuição do calibre dos vasos sanguíneos, dificultando o transporte de nutrientes e oxigênio para os músculos. Além disso, ainda aumenta consideravelmente o risco de desenvolver várias doenças cardiovasculares.

Sabemos também que a alimentação funciona como combustível para o corpo construir massa muscular, então um prejuízo na dieta já pode refletir diretamente nos resultados. E o problema do cigarro aqui é que ele reduz o apetite, sendo então mais um ponto negativo.

Alguns indivíduos relatam que o cigarro deixa-os em estado de alerta, o que poderia ser um benefício para se manter mais disposto. Mas o problema é que esse estado na verdade é muito passageiro e só dura enquanto está tragando.

O cigarro também causa uma sensação de recompensa, que é exatamente o que sentimos durante o treino. Então se você fuma antes de treinar, parte dessa sensação vai embora. E isso reflete no quanto você se esforça, pois como já está se sentindo recompensado, você não busca ativamente aquele nível de desempenho que o faça se sentir bem. Resultado: provavelmente menos intensidade nos treinos.

Fumar ainda aumenta o nível de miostatina, que seria como se fosse um “freio” para o seu desenvolvimento muscular. Porém a real influência disso na hipertrofia de fumantes ainda é questionável.

Para concluir, é importante entender existem sim pessoas que fumam e têm ótimos resultados nos treinamentos, mas questão que é: se elas não fumassem, elas provavelmente teriam melhores resultados.

 

*As publicações nos espaços de opinião são responsabilidades de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Diário de Viamão.

Últimas Leonardo Veloso

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]

Rafael Martinelli

Editor
[email protected]

Roberto Gomes

Diretor
[email protected]

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS