Quinta-feira, 29 de OUTUBRO de 2020

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

Opinião

Leonardo Veloso | Exercícios em casa ou na academia?

Publicada em 11/09/2020 às 00h| Atualizada em 11/09/2020 às 14h51

Se você busca saúde e qualidade de vida, o exercício físico é um ótimo aliado. Mas muitas pessoas ainda ficam na dúvida se devem se exercitar na academia ou em casa, e por isso eu separei uma lista de vantagens e desvantagens de cada um para ajudar na sua decisão.

 

Vantagens da academia

 

  • A academia é o ambiente onde as pessoas vão para praticar exercício físico. Então lá encontramos inúmeras máquinas e equipamentos para ajudar a treinar o corpo inteiro de forma segura e eficiente.

 

  • Na academia você se depara com outras pessoas que também estão buscando o mesmo objetivo: melhorar a saúde e forma física, então isso pode contribuir muito na motivação. Você pode também fazer novas amizades, conversar sobre dicas de treino, botar o papo em dia e essas coisas.

 

  • Outra vantagem é que treinando em academia você conta com a orientação de um profissional para te auxiliar nos treinos e execução dos exercícios. Essa é uma vantagem muito relevante que deve considerar na hora de tomar a sua decisão.

 

Desvantagens da academia

 

  • Principalmente se você mora longe, a locomoção pode ser um problema. Seja antes ou depois do serviço, o fato de levar tempo em ir até a academia e trocar de roupa já pode ser considerado uma desvantagem se a sua rotina é corrida.

 

  • Outra desvantagem é que se você treinar em horários de pico, a academia estará cheia. E isso pode atrapalhar e atrasar o seu treino, ainda mais durante essa pandemia onde não é recomendável revezar aparelhos.

 

  • Assim como socializar pode ser uma vantagem, também pode ser uma desvantagem. Se você não tomar cuidado, pode acabar se distraindo conversando com seus colegas ou até mesmo no celular, prejudicando o seu rendimento.

 

 

Vantagens da casa

 

  • A maior vantagem de treinar em casa é não precisar se preocupar muito com os horários, já que você pode treinar quando quiser. Além disso, como o ambiente é seu, você pode colocar a música que desejar e se divertir dessa maneira.

 

  • Treinar em casa com certeza faz você ganhar mais privacidade. Principalmente se você for tímido(a) e inseguro(a), isso pode ser um grande benefício. Você pode usar a roupa que desejar e treinar sem nenhuma preocupação.

 

  • Apesar de eu não considerar a mensalidade da academia como um gasto, e sim um investimento, ainda sim treinar em casa gera mais economia. Mesmo que você compre alguns pesos e elásticos, eles vão durar a vida e toda  valerá a pena. Então tanto em questão de tempo, quanto em questão de dinheiro, a economia de treinar em casa pode ser maior.

 

 

Desvantagens em casa

 

  • Treinar em casa não conta com a orientação de um profissional para auxiliar nos treinos. Existem vários vídeos e treinamentos gratuitos na internet, mas nunca será a mesma coisa. Tome cuidado com essa desvantagem para não se lesionar.

 

  • Outra desvantagem é a preguiça. Como o ambiente em casa remete a descanso e lazer, você pode acabar cada vez mais empurrando o treino para “depois”. O problema é que esse “depois” pode nunca chegar e você acabar matando seus treinos por falta de motivação.

 

  • Enquanto que na academia você tem pesos e máquinas feitas para progredir, em casa isso se torna mais difícil. A progressão no treinos em casa é mais limitante e por isso recomendo procurar um profissional para te ajudar nessa situação.

 

Bom, esse foi o duelo academia x casa, mas é importante compreender que não existe nenhum vencedor. Ambos são ótimos ambientes e com certeza vão te gerar bons resultados, desde que tenha regularidade nos treinos e goste do que está fazendo.

 

Então agora que você já sabe as vantagens e desvantagens de cada um, pode colocar na balança e decidir qual mais é mais interessante para você!

 

*As publicações nos espaços de opinião são responsabilidades de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Diário de Viamão.

Últimas Leonardo Veloso

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]

Rafael Martinelli

Editor
[email protected]

Roberto Gomes

Diretor
[email protected]

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS