Sabado, 10 de ABRIL de 2021

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

Crônica

IMAGEM: Giandro Castro/arquivo pessoal

O Mundo de Alice | A dor é uma professora

Publicada em 29/03/2021 às 00h| Atualizada em 29/03/2021 às 13h53

Li em algum lugar que a dor é uma professora, achei profundo e pertinente. Fiquei me perguntando que tipo ela seria, talvez do rígido, daquelas que te causam medo, mas, com certeza, a dor faz parte do grupo de mestres que não te abandonam nunca mais na sua vida. Ela te pega pela mão, te ensina, de modo que seja impossível esquecer o ensinamento, seus métodos são únicos e muito eficazes, a dor é um docente exemplar, ela cumpre o seu papel.

Passamos pela vida achando que podemos controlar as coisas, as pessoas, os acontecimentos, somos alunos despreparados e presunçosos. A dor é uma professora que não aceita prepotência, ela coloca o aluno no lugar de aluno e assume a mais alta autoridade. Se não aprendemos com ela, repetimos de ano, somos fadados a passar pelo mesmo erro inúmeras vezes, fazer a mesma lição, a mesma prova.

Embora a dor seja pouco amigável e querida entre todos, ela é essencial na nossa caminhada como alunos inexperientes, pessoas tão cheias de si, heróis do próprio mundo. A dor nos persegue a vida inteira, quem acha que já terminou sua jornada com ela se engana, ela é uma companheira de vida e é preciso saber lidar com suas manias e imposições.

A dor impõem situações nas nossas vidas das quais não esperamos, não esperamos que alguém se vá de repente, que o amor de uma relação acabe tão cedo, que a proposta de emprego não chegue. A dor não pergunta se pode entrar, ela invade e sua atitude não é questionável, nosso papel é aceita-la e abriga-la. Com o tempo, deixar que se vá, para que vire um aprendizado, uma saudade, uma lembrança.

A dor é intrínseca à vida, a dor faz a criança tornar-se adulto e o adulto tornar-se um pouco mais criança. Se não é possível extrai-la de nossas vidas, que possamos ser bons alunos para ela, prestar atenção em suas aulas. Afinal a dor é a mais eficiente das professoras, mas nem todos são aprovados em suas provas. Espero que possamos aprender suas lições e esperar atentos as próximas aulas.

Com carinho, Alice.

Últimas O mundo de Alice

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]

Rafael Martinelli

Editor
[email protected]

Roberto Gomes

Diretor
[email protected]

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS