Quarta-feira, 08 de DEZEMBRO de 2021

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

Crônica

O mundo de Alice | E quem não está tentando, está fazendo o quê?

Publicada em 24/11/2021 às 00h| Atualizada em 24/11/2021 às 14h16

Passamos muito tempo preocupados em estar no caminho certo, trilhando na direção do sucesso. Por vezes, se torna difícil até mesmo dormir, pois somos tomados de questionamentos a respeito do nosso presente e, principalmente, do nosso futuro.

Buscamos incessantemente por sinais, símbolos, e sincronicidades que nos digam: é por ai!

No entanto, quase nunca acontece da forma que planejamos. As coisas na vida não se mostram tão claramente organizadas quanto nos filmes, não há roteiros e muito menos encenação.

Na vida tudo é de verdade, pegamos o ônibus errado, o sapato estraga no meio do caminho e, de repente, começa a chover. Aquele casamento que prometia mundos e fundos só rendeu tristezas e marcas. Os filhos não supriram as expectativas depositadas, e a casa não era tão boa assim quanto nas fotos da imobiliária. Tenho certeza que você já vivenciou coisa parecida, ou até pior.

Se você já vivenciou algo assim, sabe que nessas horas nossas certezas tornam-se quase que nulas. É como se Deus, ou o Universo, estivesse nos pregando uma peça, como quem diz "o controle é ilusório". Mas mesmo assim, permanecemos no caminho e tentando. Mas que caminho é esse? Que direção é essa na qual somos impelidos a caminhar?

E quem sabe que direção é essa? Sei que todos estão nela, tentando todos os dias. E por vezes, pode parecer que não existe lógica alguma na travessia do cotidiano, porém, nem todos os dias serão de sapato estragado e chuva. Algum dia fará sol, e você vai pensar que os ventos estão conspirando ao seu favor. E de fato eles até poderão estar. 

Nesse dia, você vai se sentir feliz por ter continuado caminhando, muito embora na sua bagagem haja experiências duras que te tornaram resiliente. Então, você vai perceber que no final das contas não vai encontrar tanta lógica quanto esperava e nem tudo será repleto se significado e sentido.

Você vai perceber que algumas coisas se definem por si só, como um dia bonito não precisa ser explicado para ser bom. As pessoas olham para o céu azul e já presumem que é um dia bom. Que mais há de se saber?

Assim é a vida em muitos casos, é não tentar encontrar sinais e símbolos necessários para seguir, mas seguir sabendo que isso já significa muita coisa, e tentar sabendo que a própria tentativa é um ato significativo. O mundo faz bem menos sentido do que os anúncios publicitários tentam nos convencer, contudo, tende a ser belo na medida em que desmistificamos esses inúmeros caminhos, em princípio, difíceis e tortuosos. 

Com carinho, Alice.

Últimas O mundo de Alice

Paginas: [1] 2 3 Próxima »

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]

Rafael Martinelli

Editor
[email protected]

Roberto Gomes

Diretor
[email protected]

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS