Quinta-feira, 06 de AGOSTO de 2020

Publicidade

Facebook

Crise do coronavírus

Instalação de novos leitos de UTI em Viamão é aguardada

por Cristino Abreu | Publicada em 05/05/2020 às 00h| Atualizada em 19/05/2020 às 23h54

A direção do Hospital Viamão aguarda para os próximos dias a chegada dos equipamentos que permitirão a instalação de dez novos leitos de UTI no município. A medida, anunciada ainda em abril, foi confirmada nesta segunda-feira (4) pela Secretaria da Saúde do Estado (SES), a fim de garantir atendimento de pacientes do coronavírus.

A autorização se dá em caráter excepcional pelo governo gaúcho e valerá pelo período em que o decreto de situação de calamidade pública estiver em vigência. Os detalhes estão listados na portaria nº 290/2020, que além de viamão, prevê mais 129 leitos de UTI em outros 18 hospitais no Rio Grande do Sul.

Conforme a secretária Arita Bergmann, são leitos prontos, com equipamentos completos e equipe técnica contratada, para a internação exclusiva de pacientes com diagnóstico de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sejam suspeitos ou confirmados de Covid-19. O Estado custeará as diárias, no valor de R$ 1,6 mil por leito.

A estimativa é que a montagem da nova UTI inicie até o fim desta semana. Procurada pelo Diário de Viamão, a direção do Hospital Viamão informou que pefere se manifestar após a chegada e a instalação dos equipamentos.

 

UTI atual está lotada

Embora oficialemente o município não tenha nenhum caso considerado grave de infecção pelo coronavírus, a abertura de novos leitos é fundamental para Viamão, na opinião do Conselho municipal de Saúde (CMS). Conforme a presidente da entidade, Laureci da Silva Goulart, os leitos estão entre as medidas previstas no plano de contingência para o enfrentamento da pandemia, mas o CMS aguarda a concretização da nova estrutura para se posicinar.

A Prefeitura não se posicionou sobre o anúncio do governo do Estado.

Ao menos uma certeza há entre os entes da Saúde municipal: os números reforçam a necessidade de novas vagas hospitalares. Nesta terça-feira (5), todos os 15 leitos do único hospital do município estavam ocupados.

 

Recursos federais

 

Dentro do pacote emergial para ajudar os estados, o Senado Federal aprovou o repasse de R$ 36,9 milhões para Viamão investir no combate ao coronavírus. A proposta ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados.

 

LEIA TAMBÉM

 

Projeto desenvolvido em Viamão cria respirador de baixo custo a partir de lixo eletrônico

Médica responsável pelo comitê de enfrentamento ao coronavírus entrega posto a Russinho

Novos veículos amenizam parte dos problemas do Samu, mas condições de trabalho das equipes são precárias

Viamão pode ter 12 vezes mais infectados por covid-19; reabrir ou não comércio?

Uso de máscaras é obrigatório em Viamão; Para sair na rua, só usando proteção

 

 

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]

Rafael Martinelli

Editor
[email protected]

Roberto Gomes

Diretor
[email protected]

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS