Segunda, 10 de AGOSTO de 2020

Publicidade

Facebook

Tempo

Imagens: Prefeitura de Viamão | Divulgação

Ciclone-bomba arranca árvores, derruba muros e deixa mais de 55 mil pontos sem energia elétrica em passagem por Viamão

por Cristiano Abreu | Publicada em 01/07/2020 às 00h| Atualizada em 04/07/2020 às 19h01

O Clarear do dia foi de contabilização de estragos. A passagem do ciclone-bomba por Viamão nesta madrugada (1º) deixou árvores caídas, derrubou cercas e muros, destelhou casas e complicou o trânsito em diversos pontos da cidade. As regiões mais atingidas pelos ventos de até 80 km/h são Santa Isabel, Santo Onofre e Augusta.

 

Energia elétrica

 

Conforme a CEEE, Viamão é o segundo município mais afetado por falta de energia elétrica entre os atendidos pela companhia. Aproximadamente 55 mil consumidores estavam sem o serviço no início da manha, de acordo com o diretor de distribuição da companhia, Giovani Francisco da Silva, que concedeu entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha.

A empresa mantém os números atualizados e orienta os clientes por meio do site e em redes sociais como o Twitter:Estragos

 

Pelas ruas, há muitos galhos de árvores caídos, fachadas avariadas e placas de publicidade danificadas. O muro da escola Ayrton Senna da Silva, na Augusta, foi derrubado por uma árvore que tombou. Parte da quadra de esportes também foi atingida.

Na Santa Isabel, árvores bloqueavam a Avenida Liberdade, por volta das 9h. Um poste de concreto ficou a poucos centímetros do telhado da casa de Cristian Luciano, 43 anos. Ele contou à Rádio Gaúcha que passou parte da madrugada trabalhando para escorar a estrutura, evitando a queda sobre a residência onde vive com três filhos.  

Uma árvore caiu nos fundos da Igreja Matriz, no Centro. O prédio não foi atingido. Na RS-040 há queda de postes e troncos de árvores estão sob a calçada próxima ao Comando Rodoviário da PRE.

A tenda de triagem de pacientes suspeitos de coronavírus montada no Hospital Viamão sofreu avarias. Conforme o diretor diretor técnico da casa de saúde João Almir Camargo Jorge, os danos são moderados e o atendimento à população não foi prejudicado.  

 

 

Alerta

A Defesa Civil de Viamão recomenda que a população evite se aproximar de fios energizados, postes caídos, árvores e placas de sinalização e publicidade. Problemas com a energia elétrica devem ser comunicados à CEEE. Danos em residências, encostas e árvores caídas devem ser comunicados para a Defesa Civil, pelo telefone 51 99888-3794. Os telefones 199 e 193 estão fora do ar no momento, segundo a Prefeitura.

Pelo menos 1.035 pessoas estão desalojadas em 16 cidades do Estado, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual no início da manhã. Um homem morreu soterrado por deslizamento em Nova Prata. Aproximadamente 639 mil clientes estão sem luz no RS.

A meteorologia aponta que o vento já está em deslocamento para fora do território gaúcho. Pode ocorrer geada na quinta-feira (2). Para as próximas horas, os prognósticos indicam tempo seco, com poucas nuvens e frio mais intenso na Região Metropolitana. A temperatura varia entre 7°C e 12°C.  

 

#VcRepórter 

Presenciou os estragos do ciclone-bomba? Envie fotos e vídeos pelo WhatsApp do DV: 51 9962-3023. Deixe seu nome completo para o crédito das imagens.​

 

 

VÍDEO:

Imagens de satélite mostram deslocamento da instabilidade:

 

 

LEIA TAMBÉM

Defesa Civil monitora nível do Arroio Feijó após forte chuva em Viamão

Vigilância confirma quatro novos casos de COVID-19, e Viamão fecha junho com 221 infectados e 13 mortes

Posto de Saúde da Monte Alegre fecha para desinfecção

Morte por COVID-19 no Hospital Viamão não entra para as estatísticas oficiais; Entenda

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]

Rafael Martinelli

Editor
[email protected]

Roberto Gomes

Diretor
[email protected]

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS