Segunda, 18 de JANEIRO de 2021

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

Debate

Encontro virtual discute o Altas Socioambiental de Viamão

por Redação | Publicada em 02/12/2020 às 00h| Atualizada em 04/12/2020 às 10h46

Conhecer o patrimônio socioambiental de Viamão. Com esse objetivo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) promovem nesta quinta-feira (3) o primeiro encontro do Fórum Virtual do Atlas Socioambiental de Viamão. O tema promeverá o atlas como instrumento de educação e cidadania ambiental.

São painéis, apresentações culturais e mostra fotográfica, com destaque para a conferência de abertura, intitulada Apresentação e uso do Atlas Socioambiental de Viamão, com o coordenador do processo de construção do atlas, professor e pesquisador da UFRGS Rualdo Menegat.  

A transmissão será feita através da página oficial do Atlas no Facebook, das 18h30min até 21h30min.

 

Saiba mais:

 

Em 2019, o Comitê Impulsor do ASAV, após sucessivas reuniões de viabilização e organização, concluiu que o Atlas seria uma importante oportunidade para a valorização do ativo ambiental e a inclusão e visibilidade das sociobiodiversidades de Viamão. Assim como a promoção, resgate e divulgação do conhecimento científico e popular para todos viamonenses, em especial para as redes de ensino comunitária, municipal, estadual e federal.

O objetivo do fórum é mobilizar educadores, pesquisadores, técnicos, estudantes, povos tradicionais, agricultores familiares, entidades e empreendedores de Viamão a debater sobre o tema. E com isso, sistematizar e preparar o Seminário Técnico Científico do Atlas Socioambiental de Viamão de 2021. A ideia é reunir trabalhos técnicos e científicos relacionados ao patrimônio natural e cultural de Viamão, sejam eles de pesquisa, extensão, ensino ou experiências práticas nas áreas correlatas ao Atlas, tais como: antropologia, geologia, geomorfologia, hidrologia, botânica, zoologia, climatologia, arqueologia, história, sociedade, território, urbanismo, paisagens, patrimônio, economia, cultura, impactos ambientais, unidades de conservação, saneamento, gestão, direito, educação e gestão ambiental.

Coordenação do evento: Comitê Impulsor do Atlas Socioambiental de Viamão

Realização: IFRS - Campus Viamão e UFRGS.

Suporte técnico: Cooperativa Viamonense de Catadores e Recicladores (Coovir)/ Associação dos Recicladores de Viamão (ARV) e Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica de Viamão e Entorno (EcoViamão).

Acesse: https://bit.ly/37hlUYj

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]

Rafael Martinelli

Editor
[email protected]

Roberto Gomes

Diretor
[email protected]

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS