Quarta-feira, 20 de OUTUBRO de 2021

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

Crise do coronavírus

IMAGEM: Arquivo pessoal

Lideranças políticas e amigos se despedem de Sarico Moura

por Cristiano Abreu | Publicada em 11/03/2021 às 00h| Atualizada em 19/03/2021 às 21h05

A notícia da morte o presidente de honra do MDB em Viamão Glademir Vieira de Moura, o Sarico, entristeceu Viamão e o cenário político gaúcho. Desde ontem (10), lideranças partidárias, simpatizantes e amigos prestam homenagens a familiares. 

Ex-vereador mais votado do município por três mandatos, Sarico faleceu na tarde de quarta-feira, por complicações causadas pela COVD-19. Ele tinha 68 anos e estava internado no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, desde 19 de fevereiro deste ano. Era natural de São Jerônimo, tinha formação em Direito, foi secretário-executivo do diretório estadual do MDB entre 2010 e 2012 e atualmente era chefe de gabinete da secretaria de Logística e Transportes do RS.

 

Manifestações:

 

A Prefeitura de Viamão e Câmara de Vereadores publicaram notas de pesar. O Legislativo determinou luto oficial por três dias.

A Comissão Executiva do MDB Viamão publicou nota oficial manifestando "imenso pesar e tristeza pela perda". Nesta tarde, o partido realizou um cortejo fúnebre da sede municipal até o Cemitério Saint Hilayre, onde Sarico foi sepultado.

Pelas redes sociais, o secretário de de Logística e Transportes Juvir Costella, que teve Sarico como chefe de gabinete em suas duas passagens pelo secretariado e no período como deputado estadual, disse estar desolado:

"Com muita tristeza, comunico aos amigos que faleceu meu amigo, meu irmão e chefe de gabinete Glademir Moura, o Sarico. Não tenho palavras para expressar a dor que sinto."

 

O presidente do MDB local Jair Mesquita declarou que "perdeu um irmão".

"O meu irmão Sarico Moura vai fazer uma enorme falta, pois restam poucos de nós que iniciaram esta caminhada juntos (SIC) a quase 40 anos, e sem dúvida o Sarico era um dos mais apaixonados pela Boa luta."

 

O presidente da Assembleia Legislativa Gabriel Souza (MDB) desejou força aos familiares.

"Meus sentimentos."

 

O ex-vereador e prefeito em exercício Evandro Rodrigues (DEM) escreveu:

"É uma grande perda. Um camarada que esteve ao meu lado desde o primeiro minuto enquanto estive prefeito. Que descanse ao lado de Deus neste momento. Um sonhador e idealizador de muitas coisas na cidade. Ficarão sempre as boas lembranças!"

 

O ex-vereador Guto Lopes (PDT) também lamentou a morte de Sarico:

"É com muita tristeza que recebo a notícia da morte do amigo Sarico Moura. Infelizmente ele acabou não resistindo as complicações da Covid-19.
Mesmo de lados diferentes na política, eu e o Sarico sempre tivemos respeito um pelo outro. Sarico sabia separar a política da pessoalidade. Vou lembrar sempre da velha frase, que ele costumava dizer quando me via: 'Guto, meu velho, tu ainda é um jovem na politica viamonense. Tens um caminho longo pela frente. Continua sendo esse Guto!'.
Quero deixar aqui meus mais sinceros sentimentos ao Rafael, meu querido amigo, e também aos outros filhos do Sarico, a Karine, o Olavo e o Paulo e demais familiares e amigos.
Hoje, a política viamonense está de luto!"

 

O líder do PDT local, Alexandre Godoy se posicionou:

"É com pesar que recebo essa informação. Meus sentimentos a família e que Deus os conforte.A vida é um sopro que só Deus pode nos dar."

 

O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Viamão Paulo Ferreira se manifestou:

"O Sarico foi meu colega de falculdade... triste noticia! Ontem perdi outro colega advogado de Gravataí, Luis Farias. Muito triste!
Meus sentimentos para a familia do Sarico... e para todas famiíias que pederam seus familiares com COVID-19."

 

Amigo pessoal, professor Julinho prestou a seguinte homenagem:

"HOJE PERDI UM GRANDE AMIGO - GLADEMIR VIEIRA DE MOURA, ou simplesmente SARICO, e VIAMÃO perde um dos maiores lideres políticos, que sempre lutou pelo município e sua gente. Que lá do céu, continue nos guiando com sua sabedoria."

 

O deputado federal Alceu Moreira, presidente estadual do MDB, lamentou a perda para a colunista Rosane de Oliveira, de GZH:

"Sarico era uma figura ímpar, um militante apaixonado e atuante. Deixará a sua marca em nossa história e em nossos corações."

 

Marco Alba (MDB), ex prefeito de Gravataí lamentou a morte do ex-assessor na Assembleia Legislativa.

"Perdemos um grande ser humano e militante partidário de primeira linha. Que Deus conforte o coração dos familiares."

 

O atual prefeito da cidade vizinha, Luiz Zaffalon (MDB) também foi colega de Sarico na Assembleia Legislativa.

"Gente muito boa e grande militante de nosso MDB. Estava esperançoso na recuperação... que doença danada. Os números passam a ter nomes."

 

Perdas no meio político

 

A pandemia de coronavírus tem devastado o cenário político de Viamão. Além de Sarico, integrantes do primeiro escalão da Prefeitura, servidores e parentes próximos estão impactados.

Na última semana, o prefeito Valdir Bonatto confirmou que o secretário de Administração Alfeu Freitas testou positivo para a COVID-19 e está em isolamento. É o quarto caso recente: o vice Nilton Magalhães e secretária da Educação Márcia Culau também foram infectados em fevereiro. Nilton já voltou ao trabalho e Márcia está em fase final de recuperação; Ela passa bem, mas seu marido adoeceu e demanda cuidados mais importantes neste momento.
O secretário de planejamento Nilson Vargas morreu em decorrência do coronavírus no dia 12 do mês passado.

Em 22 de julho de 2020, o prefeito em exercío Valdir Jorge Elias, o Russinho, perdeu a vida para o coronavírus.

 

LEIA TAMBÉM

Morre vítima da COVID-19 o secretário de planejamento de Viamão e presidente do PL Nilson Vargas

O apelo desesperado de Bonatto aos negacionistas: ’318 não têm mais escolha, nós temos’ (ainda)

Hospital Viamão abrirá 32 novos leitos clínicos para enfrentar avanço da COVID-19

Viamão em bandeira preta: Prefeitura discute ações para enfrentar aumento da transmissão da COVID-19; 93% dos leitos do hospital estão ocupados

Ministério Público e Tribunal de Contas atuam juntos na apuração de denúncias de irregularidades na vacinação; Tem investigação em Viamão

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]

Rafael Martinelli

Editor
[email protected]

Roberto Gomes

Diretor
[email protected]

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS