Sabado, 10 de ABRIL de 2021

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

Meio ambiente

Políticos de Viamão recebem capacitação ambiental promovida pelo setor produtivo do plástico

por Redação - com assessoria de imprensa | Publicada em 07/04/2021 às 00h| Atualizada em 07/04/2021 às 17h27

Presidente do Sinplast-RS apresentou a iniciativa em bate-papo virtual com a imprensa

 

A importância da educação das comunidades para reciclagem dos materiais está entre os temas centrais do setor plástico gaúcho em 2021. A pauta foi apresentada na tarde na terça-feira (6) pelo presidente do Sinplast-RS (Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS), Gerson Haas, em encontro virtual com comunicadores, no qual ocorreu o lançamento do ciclo de capacitação Plástico e Políticas Públicas: alternativas & soluções.

Na oportunidade, Haas destacou a necessidade do combate às Fake News relacionadas ao plástico, reforçando a urgência da conscientização da sociedade em relação ao descarte correto.

- Precisamos conscientizar as pessoas e mudar suas crenças. E isso se faz com educação e compartilhamento de informação e conhecimento. O plástico é reciclável, a gente só precisa aprender a dar o destino correto a ele - enfatizou.

Haas deu exemplos de ações realizadas por grandes empresas para reutilização dos plásticos recolhidos em rios na criação de novos produtos. O presidente citou também programas como o Tampinha Legal e o Copinho Legal, conduzidos pelo Instituto SustenPlást, que fazem a diferença no Rio Grande do Sul e no Brasil na coleta e destinação correta dos materiais pós-consumo.

O bate-papo abordou ainda a utilização do plástico no dia a dia das comunidades e a importância dele para o transporte e a proteção das pessoas, ainda mais nesse cenário de pandemia. A falta atual de matéria-prima e o consequente aumento de preços que vem refletindo no desempenho do setor também estiveram na pauta da conversa.

 

Ciclo de capacitação a parlamentares

 

Com o objetivo de disseminar conhecimento em prol do desenvolvimento das comunidades, o Sinplast-RS, em parceria com a Abiplast, Plastivida e Braskem, promove em 2021 um ciclo de capacitação sobre o material plástico voltado a parlamentares e assessores técnicos.  A primeira edição do ano do Seminário Plástico e Políticas Públicas: alternativas & soluções acontece nesta quinta-feira (8), às 18h30min, pelo YouTube do Sinplast-RS, sendo voltado aos vereadores de nove municípios da Região Metropolitana: Triunfo, Nova Santa Rita, Montenegro, Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Gravataí, Guaíba e Viamão.

A iniciativa segue o programa iniciado em 2020 junto a deputados estaduais com a meta de debater, esclarecer dúvidas, partilhar visões e, principalmente, esclarecer questões técnicas sobre aspectos econômicos, ambientais e culturais da utilização do plástico na sociedade. “O projeto foi criado justamente para levarmos conhecimento técnico e compartilharmos ideias e projetos com os nossos legisladores. O plástico tem muito a contribuir com a sociedade. Só é preciso saber descartá-lo”, finaliza Haas.

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]

Rafael Martinelli

Editor
[email protected]

Roberto Gomes

Diretor
[email protected]

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS