Sabado, 10 de ABRIL de 2021

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

Serviço Público

Prefeitura de Viamão adota sistema online para alvarás e habite-se

por Redação - com assessoria de imprensa | Publicada em 07/04/2021 às 00h| Atualizada em 07/04/2021 às 16h56

Economia do município com recursos e papel pode chegar a R$ 200 mil por mês

 

A prefeitura de Viamão colocou à disposição dos cidadãos uma solução digital que promete melhorias significativas para os processos de liberação de alvarás, habite-se e licenças ambientais. A novidade se deve a novas facilidades da plataforma GOVBR Processo Digital, produto da GOVBR, empresa especializada em softwares para gestão pública, que permite a tramitação dos documentos em um ambiente 100% online.

Desde que as novas ferramentas foram colocadas à disposição, ainda em março, os contribuintes do município passaram a contar com facilidades para dar andamento em processos que antes exigiam o deslocamento até a prefeitura municipal para acontecer. “Especialmente no contexto da pandemia, quando as pessoas devem evitar sair de casa de forma desnecessária, a possibilidade de realizar processos de maneira online é uma grande vantagem que a prefeitura entrega para seus cidadãos”, destaca Rafael Sebben, diretor de mercado da GOVBR.

 

Ferramenta customizada para Viamão

 

A solução irá economizar tempo de processamento dos dados, uma vez que todos os documentos são digitais e não há papel circulando. Desta forma, o processo percorre todas as áreas necessárias da prefeitura de maneira virtual conforme fluxo definido pelo próprio gestor, e cada área tem seu prazo definido de liberação. A plataforma disponibilizada para Viamão traz os apontamentos das leis municipais e o uso do mapa digital do município integrado ao georreferenciamento dos lotes da cidade, que são dimensionados a partir dos dados do IPTU, por exemplo. “Alvarás de baixa complexidade terão autoaprovação, enquanto a liberação de outros documentos com agilidade permitirá que obras comecem mais rápido”, finaliza Sebben.

 

Economia de papel e recursos

 

Mas não é só a economia de tempo que entra na conta. Como resultado da implementação da ferramenta, o município economiza no uso de papel, de cartório e de combustível, uma vez que há menor necessidade de deslocamentos de servidores. A estimativa feita através da calculadora localizada no site da empresa www.govbrsul.com.br , aponta que o município possui um potencial de contenção acima de R$ 200 mil por mês.

Além disso, o GOVBR Processo Digital amplia a transparência dos status dos processos, que podem ser acompanhados pelo cidadão de forma online, de qualquer dispositivo. Além destas vantagens, o meio ambiente também sai ganhando com o menor uso dos recursos naturais consumidos na rotina diária de milhares de impressões que acontecem nos órgãos municipais.

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]

Rafael Martinelli

Editor
[email protected]

Roberto Gomes

Diretor
[email protected]

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS