Sabado, 16 de OUTUBRO de 2021

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

Crise do Coronavírus

IMAGEM: Divulgação | EDIÇÂO DE VÍDEO: Guilherme Klamt

Sommeliers de vacina, os vovôs fujões e Bonatto na TV; Viamão é destaque estadual na imunização contra a COVID-19

por Cristiano Abreu | Publicada em 08/07/2021 às 00h| Atualizada em 14/07/2021 às 09h58

De acordo com o Ministério da Saúde, Viamão atingiu a marca de 36,6% da população com pelo menos uma dose da vacina contra a COVID-19, e 13,3% já completou as duas etapas do esquema vacinal. Estes números colocam o município entre os que mais imunizaram no Rio Grande do Sul.

Os percentuais locais refletem mais que um bom desempenho das equipes que atuam na ponta da rede de vacinação. De acordo com a Secretaria da Saúde, a coordenação da pasta identificou e trabalha para reduzir o impacto de dois entraves: a evasão e a turma que tenta escolher o laboratório fabricante das doses.

- Nas unidades, a gente a faz a busca ativa. Isto ocorre por meio das relações do agente social, com o apoio da própria comunidade, para que todos se mobilizem e tragam até nós quem não tomou a segunda dose, para que essas pessoas sejam imunizada de forma efetiva – explica o prefeito Valdir Bonatto, que também responde pela secretaria da Saúde.

A Comunicação Social do município também realiza campanhas de mobilização, destacando, além dos locais, horários e faixas etárias, a importância da conclusão do esquema vacinal. E é na conscientização que a Prefeitura aposta para combater os chamados “sommeliers de vacina”. Esse comportamento da população é prejudicial, no entendimento da Administração do município, por retardar o complemento da imunização e gerar demanda aos servidores.

Mesmo agindo preventivamente, ainda são muitas as ligações e pedidos de informação sobre a “marca” da vacina. Por isso, a Prefeitura de Viamão reforça que todos os imunizantes são eficazes, com comprovação científica, e, sendo assim, "vacina boa é a que está no braço" – e o quanto antes, melhor.

Com o aumento do número de doses enviadas pelo governo estadual, a Administração também estendeu a imunização para todas as 19 unidades de Saúde. E ter mais salas de vacinas abertas em uma cidade territorialmente extensa, como é o caso da Velha Capital, faz significativa diferença na velocidade das ações planejadas pela coordenação.

 

*Números de Viamão:

 

Doses enviadas – 160.018

Aplicadas em 1ª dose – 104.145

Aplicadas em 2ª dose – 31.917

Aplicadas em dose única - 1.662

Em residentes: 102.059

Não residentes: 35.665

TOTAL: 137.724

*São considerados todos os residentes em Viamão, que podem ter tomado doses em outro município do Estado.

Fonte: Ministério da Saúde

 

 

Todos com a primeira dose até setembro

 

Viamão imunizou mais de 50% do público-alvo contra a COVID-19 (1ª e 2ª doses somadas). Ao atingir a marca, no fim de junho, o prefeito anunciou que já é possível projetar o fim da primeira etapa da vacinação. Segundo Valdir Bonatto, toda a população do município terá recebido a primeira dose até o fim do mês de setembro.

 

Edição de Vídeo: Guilherme Klamt

 

Bonatto na TV

 

O desempenho de Viamão na vacinação contra a COVID-19 é destaque estadual. No início da semana, o prefeito Valdir Bonatto deu entrevista ao RBS Notícias destacando as ações locais.

 

Quem vacina:

 

Mães amamentando, idosos, pessoas com deficiência, doenças crônicas, cuidadores e quem já completou 34 anos, independente de comorbidades, estão no cronograma de vacinação nesta sexta-feira (9).

 

Diário de Viamão TV

 

 

Leia também

Mães amamentando, idosos, cuidadores e a turma dos 35 anos: o cronograma da vacinação nesta quinta-feira

’Até setembro, toda a população adulta de Viamão terá recebido a primeira dose da vacina contra a COVID-19’, diz Bonatto

Dois servidores da Prefeitura são presos por suspeita de desvio de vacinas contra a COVID-19 em Viamão

Entenda o caso da ’vacina falsa contra a COVID-19’ em Viamão: o que dizem Prefeitura, Estado e Ministério Público

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]

Rafael Martinelli

Editor
[email protected]

Roberto Gomes

Diretor
[email protected]

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS