Quarta-feira, 08 de DEZEMBRO de 2021

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

Cidadania

EDIÇÃO DE VÍDEO: CUFA | IMAGEM: CUFA/Reprodução

COM VÍDEO: Hoje (e sempre) é dia da Favela - a homenagem da CUFA Viamão

por Cristiano Abreu - com asessoria | Publicada em 04/11/2021 às 00h| Atualizada em 08/11/2021 às 12h28

Favela, vila... o nome não importa. O certo é que tais comunidades não são guetos, são lugar de maioria, de potência.

Vilas, como chamamos no Sul, ou favelas... são lugares de gente que trabalha, que sonha e vive. Por isso, que não se olhe para elas apenas como redutos de carências. 

Favela, nos morros ou no plano, no interior ou nas metrópoles... sim, as vilas de Viamão merecem respeito e atenção. Sobretudo, que se entre nelas interessados nas potencialidades, na cultura e nas demandas sociais daquela gente - da nossa gente - de gente como a gente.

Não explorem as favelas, tampouco as vendam economicamente, politicamente e midiaticamente. Que não as marginalizem nem as romantizem. Apenas respeitem as favelas/vilas.
Aí estaremos dando espaço e tratamento dignos.

Por não considerar ter o lugar de fala adequado para falar sozinho por tal tema, trago na íntegra o texto do Giovani Centeno, coordenador da Central Única das Favelas (CUFA) em Viamão.

E viva a Favela/Vila - não só hoje, em seu dia nacional.

Segue:

 

""

Dia 04 de Novembro é comemorado em boa parte do país O DIA DA FAVELA, essa data é rica de história e transformação da vida de dezenas de famílias que são atendidas pela CUFA BRASIL.

Historicamente falando, essa data foi escolhida pois foi no dia 04 de novembro de 1.900 que a expressão Favela apareceu pela primeira vez em um documento oficial.

Agora falando sobre transformação de vidas, poderíamos falar sobre as ações da CUFA pelo país, mas hoje em especial vamos falar sobre as ações da CUFA aqui em Viamão.

Desde que iniciamos as ações no município em março de 2020 já atendemos aproximadamente 5 mil famílias. O objetivo da CUFA é auxiliar as famílias e os jovens na sua formação e qualificação para o mercado de trabalho, porém 2020 foi um ano difícil para a maioria das famílias que perderam suas rendas, então com a ajuda de parceiros conseguimos auxiliar os Viamonenses com doações de certas básicas físicas e virtuais, gás de cozinha, roupas através dos varais solidários nas vilas, qualificação e formação para os jovens no Centro da Juventude de Viamão que é administrado pela CUFA-RS.

Tudo isso só é possível acontecer com a ajuda de parceiros.

Giovani Centeno - CUFA Viamão.

""

COM VÍDEO: 

 

Confira o material da CUFA.

 

 

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]

Rafael Martinelli

Editor
[email protected]

Roberto Gomes

Diretor
[email protected]

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS