Segunda, 25 de MAIO de 2020

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

Alçando voo

Prefeitura de Viamão/Divulgação

Empresa de serviços aeronáuticos se instalará em Águas Claras

por Redação | Publicada em 02/03/2020 às 00h| Atualizada em 19/03/2020 às 19h44

O Aeródromo de Viamão contará com uma empresa especializada em serviços aeronáuticos. É a primeira do segmento no espaço, localizado na região de Águas Claras. A assinatura do contrato com a empresa Drawanz Manutenção de Aeronaves foi realizada no final de fevereiro, e a previsão dos investidores é iniciar operações ainda neste ano. O ato contou com a presença do prefeito Russinho, autoridades políticas e esportistas, que puderam conhecer o espaço.

Polo aéreo em Viamão

Conforme os administradores do Aeródromo, este é o primeiro passo para a formação de um polo aeronáutico pioneiro no Rio Grande do Sul, ofertando comércio de serviços variados, fabricação de peças e transporte de passageiros, fomentando o turismo em Viamão através de voos panorâmicos e esportes aéreos. A criação de local de convivência também está prevista.

O piloto e empreendedor Ondino Dutra, um dos responsáveis pelo empreendimento, afirma que a nova parceira, a Drawanz, é "a primeira de muitas que virão para o complexo", e espera gerar mais de 500 empregos diretos em longo prazo. Na sessão plenária da Câmara de Vereadores, em 20 de fevereiro, Dutra e o empresário Márcio Sanchez utilizaram a tribuna popular do Legislativo para apresentação do projeto.

Segundo a Câmara, um projeto de lei, que será encaminhado para análise dos vereadores nos próximos dias, pretende instituir o Programa de Desenvolvimento do Setor Aeronáutico e de Defesa de Viamão (VIAMAOAERO), concedendo incentivos para a instalação empresas aeronáuticas no município.

Já em serviço, o aeródromo fica em uma área de 30 hectares, em Águas Claras, próximo do centro de Viamão e distante a apenas 30 quilômetros de Porto Alegre. Possui pista de pouso e decolagem destinada à aeronaves de pequeno e médio porte e conta com a capacidade de operação noturna, um dos poucos do nosso Estado.

Sobre o Aeródromo:

- Possui Licença de Operação (LO) emitida pela FEPAM, órgão ambiental do Estado do Rio Grande do Sul e Homologado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

- O designativo do Aeródromo  é SIUA. A pista tem 450 metros de comprimento e 20 metros de largura, possuindo uma área de escape adicional de 480 metros, totalizando 930 metros de comprimento.

- Possui homologação para operação visual (VFR) Diurna e Noturna, sendo o único aeródromo privado do estado com operação noturna.

- Está sendo implantado o sistema de acionamento da iluminação de pista, através do telefone ou a bordo da aeronave.

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
cristiano@grupocg.com.br

Rafael Martinelli

Editor
rafael@grupocg.com.br

Roberto Gomes

Diretor
roberto@grupocg.com.br

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS