Domingo, 29 de NOVEMBRO de 2020

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook

Eleições 2020

Foto: BM - Divulgação

AO VIVO: Valdir Bonatto vence por apenas 320 votos de vantagem; Siga a cobertura do DV em tempo real

por Cristiano Abreu | Publicada em 15/11/2020 às 07h| Atualizada em 23/11/2020 às 17h45

 

Acompanhe a cobertura especial do Diário de Viamão sobre as eleições municipais. Para ler todas as atualizações, role o cursor para baixo. Boa leitura!

 

2h - O Dário de Viamão encerra essa cobertura especial, agradecendo aos leitores que nos seguiram nesse momento tão importante para a democracia.

 

1h - Festa da vitória: Bonatto e apoiadores tomaram o centro da cidade em comemoração. Teve live direto da praça da Igreja Matriz. Na sequência, seguiram em carreata até a Santa Isabel. 

Clique aqui e veja na íntegra.

 

0h30min - Assim fica a distribuição de cadeiras por partido na Câmara:

PSD - três cadeiras 

PSDB - três cadeiras

PSB - duas cadeiras

MDB - duas cadeiras 

PTB - duas cadeiras

PT - duas cadeiras 

PDT - duas cadeiras

Cidadania - uma cadeira

DEM - uma cadeira

PP - uma cadeira

PL - uma cadeira

Republicanos - uma cadeira

Clique aqui e conheça os 50 mais votados

 

0h - A nova composição da Câmara tem alguns rostos novos e muitos velhos conhecidos do eleitor. 

Dos atuais edis, Dilamar de Jesus (PSB), Xandão Gomes (Republicanos), Dieguinho Santos (PSD), Eraldo Roggia (PTB), Fabrício Ollerman (MDB), Rodigo Pox (PDT), André Gutierres (PP), Igor Bernardes (PL) e Armando Azambuja (PSDB), estarão na próxima legislatura.

O ex-vereador e prefeito Alex Boscaini (PT), o ex-vereador Dédo Machado (MDB) retornam, ao lado de Roni Bella (PSD - o mais votado), Luizinho do Espigão (PSDB), Fátima Maria (PT), Keno do Jari (PSDB), Preguinho (DEM), Rodrigo do Bar (Cidania), William Pereira (PTB), Thiago Gutierres (PSD), Markinhos da Estalagem (PSB) e Eda (PDT).

 Nomes conhecidos como o ex-prefeito Ridi (PT), os atuais vereadores e suplentes que assumiram mandato nessa legislatura: Belamar Pinheiro (MDB), Joãozinho da Saúde (MDB), Francinei Bonatto (PSDB), Lucianinho (PSB), Victor Braga (PTB), Edi Bagé (PSB), Canelinha (PSDB) Katofa (PSB), além do ex-secretário Milton Jader (Republicanos) Estela Vilanova (PT), Karla Renée (PT), Maurício Carravetta (PTB), Kiko (MDB) e Lucas Souza (PSD) estão entre os suplentes para os próximos quatro anos.

Clique aqui e conheça os 50 mais votados

 

23h30min - Em live, Valdir Bonatto fala pela primeira vez como prefeito eleito. Clique e confira:

https://www.facebook.com/professorbonatto/videos/2512989555665824/

 

23h50min - Valdir Bonatto acaba de ser eleito o novo prefeito de Viamão. Totalizadas 100% das seções, o candidato do PSDB tem 23.957 votos (25,81). Guto Lopes (PDT) ficou em segundo com 23.637 (25,47%).

 

22h45min - O presidente do TRE-RS desembargador André Villarinho disse que o tribunal fez a sua parte nessas eleições e que o atraso nos dados partiu de Brasília. Ele afirmou que todas as cidades gaúchas conhecerão seus prefeitos até o amanhecer, sem dar prazo para o fim das totalizações.

 

22h35min - A totalização está há três horas sem atualização em Viamão. Chama atenção que após 37,19% dos votos - 42.710, 4.169 (9,76%) são brancos e 3.792 (8,88%) nulos.

O Diário de Viamão acompanha voto a voto, urna a urna, a definição do prefeito e vereadores eleitos. Clique aqui: DV nas eleições - cobertura em tempo-real.

 

 

21h32min - O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, concedeu entrevista há pouco e afirmou que uma falha em um dos processadores do sistema de computação do tribunal foi o motivo do atraso na divulgação dos resultados.

- Houve um atraso na totalização dos resultados por força de um problema técnico que foi exatamente o seguinte: um dos núcleos de processadores do supercomputador que processa a totalização falhou e foi preciso repará-lo - disse Barroso.

 

20h25min - Os problemas no sistema do TSE permanecem, mas os primeiros números de Viamão foram divulgados. Com 13,73% das seções apuradas, Guto Lopes (PDT) lidera com 37,19% (9.439 votos), seguido por Valdir Bonatto (PSDB), com 26,46% (9.195 votos). A diferença entre os dois é de apenas 244 votos nessa parcial.

Maninho Fauri (DEM) é o terceiro, com 17,91% (6.222 votos), seguido de Capitão Martim (PRTB) (15,89% - 5.520), Nadim Harfouche (PSL) (10,48% - 3.640), Adriano Ricoldi (PSOL) (1,66% - 576) e Paulo do Sopão (Avante) (0,45% - 157 votos).

O Diário de Viamão acompanha voto a voto, urna a urna, a definição do prefeito e vereadores eleitos. Clique aqui: DV nas eleições - cobertura em tempo-real.

 

19h30min - O departamento de tecnologia do Tribiunal Superior Eleitoral confirma que os sistemas sofreram centenas de tentativas de ataques hackers. No entanto, garantem a integridade dos dados e dos resultados das eleições. Mesmo que nenhum dado referente às votações deste domingo tenham sido acessados, a ação criminosa retarda a divulgação dos resultados em todo o Brasil.

Outra causa é a mudança no protocolo de totalização. Até a eleição geral de 2018, cada TRE era responsável pela totalização e divulgação. Neste pleito, para reduzir custos, o TSE centralizou todas as etapas.

O ministro presidente do TSE, Luís Roberto Barroso deve realizar pronunciamento ainda nessa noite.

 

Nota do TSE, sobre lentidão na apuração

Em razão de uma lentidão no processo de totalização dos votos (soma dos votos), está ocorrendo um atraso para a divulgação dos resultados da apuração.

Os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto.

O problema está sendo resolvido pelos técnicos, para a retomada mais célere do processo de divulgação.

Ressaltamos que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã.

 

19h - APURAÇÃO - O candidato Valdir Bonatto acompanha a apuração em casa; Guto Lopes confere o resultado a partir do comitê central, na Avenida Senador Salgado Filho; Maninho Fauri, em isolamento, segue a apuração em casa; Nadim Harfouche acompanha de casa, com a família; Adriano Ricoldi está com a coordenação de campanha, em Águas Claras; Paulo do Sopão aguarda o resultado no comitê, na Augusta; A coordenação de campanha do Capitão Martim não enviou a informação.

 

18h15min - Problemas no sistema de divulgação de votos do Tribunal Superior Eleitoral atrasam a divulgação dos números em Viamão. O TSE garante que a totalização ocorre normalmente. É possível que quando a normalização ocorrer, o resultado já indique o prefeito matematicamente eleito.
O Diário de Viamão acompanhará voto a voto, urna a urna, a definição do prefeito e vereadores eleitos. Clique aqui: DV nas eleições - cobertura em tempo-real.

 

17h30min - Até o momento, nenhum voto local foi informado pela Justiça Eleitoral. Siga a apuração em tempo real. O Diário de Viamão acompanha voto a voto, urna a urna, a definição do prefeito e vereadores eleitos. Clique aqui: DV nas eleições - cobertura em tempo-real.

 

17h - VOTAÇÃO ENCERRADA - O policiamento foi reforçado na frente da Justiça Eleitoral local, para onde serão enviadas as urnas.

Siga a apuração em tempo real. O Diário de Viamão acompanhará voto a voto, urna a urna, a definição do prefeito e vereadores eleitos. Clique aqui: DV nas eleições - cobertura em tempo-real.

 

16h50min - APURAÇÃO - O candidato Vadir Bonatto acompanhará a apuração em casa; Guto Lopes vai conferir o resultado do comitê central, na Avenida Senador Salgado Filho; Maninho Fauri, em isolamento, seguirá a apuração em casa; Nadim Harfouche pretende acompanhar de casa, com a família; Adriano Ricoldi estará junto com a coordenação de campanha, em Águas Claras; Paulo do Sopão aguardará o resultado no comitê, na Augusta; A coordenação de campanha do Capitão Martim não enviou a informação.

 

16h15min - A partir das 17h, siga a apuração em tempo real. O Diário de Viamão acompanha voto a voto, urna a urna, a definição do prefeito e vereadores eleitos. Clique aqui: DV nas eleições - cobertura em tempo-real.

 

16h03min - Faltando menos de uma hora para o fim da votação, movimento já é tranquilo na maioria das seções eleitorais.

 

16h - Segundo o TRE-RS foram registrados no Rio Grande do sul: 41 casos de ameaça a candidatos, 24 casos de boca de urna, 11 de compra de votos, 7 de falsidade ideológica, 3 de desordem, 1 tentativa de homicídio a candidato, 1 caso de transporte ilegal.

 

15h50min - Segundo o TRE-RS, 267 urnas foram substituídas até agora no Rio Grande do Sul. Conforme o Tribunal Superior Eeitoral 1,7 mil urnas, o que corresponde ao total de 0,38% das mais de 400 mil urnas do país, precisaram ser trocadas. Não há, segundo o Tribunal, nenhum registro de voto manual.

 

15h40min - Nova prisão por suspeita de boca de urna. Segundo a Brigada Militar, o candidato a vereador Keno do Jary (PSDB) foi detido no início da tarde. Houve tumulto e Keno sofreu escoriação leve na cabeça ao cair ao solo. Ele está foi encaminhado para a UPA e após atendimento será conduzido para registro da ocorrência. De acordo com o comando da BM, o político resistiu à prisão.

 

15h20min - O candidato Capitão Martim e o vice José Saikoski (PRTB) votaram a pouco. Martim cumpre dever de eleitor na Escola Genésio Pires, em Itapuã.  

 

15h - Fechamento das urnas ocorre em duas horas. Tempo médio de espera do eleitor na fila é de meia hora.

 

14h - A fake news pegou forte em Viamão. Após a prisão de um candidato a vereador pelo PL por boca de urna, adversários políticos espalharam boatos nas redes sociais de que o candidato a vice-prefeito de Valdir Bonatto, Nilton Magalhães, teria sido detido pelo mesmo crime eleitoral. Não é verdade. O comando da Brigada Militar e a coordenação de campanha do PSDB negam o ocorrido.

Conforme Nilton, a BM esteve na Escola Adventista a seu pedido, durante a manhã, para registrar ocorrência contra um apoiador de candidato adversário.

- Alguém, sem saber do ocorrido registrou a foto que circula na rede social no momento que eu conversava com os Brigadiano. E quem está compartilhando isso será responsabilizado criminalmente - esclareceu.

 

 

13h50min - O Candidato a vice-prefeito de Maninho Fauri, Geraldinho Filho, votou por volta do meio-dia, na escola Setembrina, no Centro. Maninho foi diagnosticado com COVID-19 no dia 6 de novembro e, como está em isolamento, não votará.

- Estou chateado (por não votar), mas Deus tem propósito para cada um de nós. Estou me recuperando bem - afirmou Maninho.

 

13h15min - O candidato a vice-prefeito de Guto Lopes, Adão Pretto, votou há pouco na escola Alberto Pasqualini, na Santa Isabel.

 

12h30min - O Candidato Nadim Harfouche votou por volta do meio-dia, no Centro de Formação Profissional Walter Graff, na área central da cidade.

 

12h - O Candidato Adriano Ricoldi votou por volta do meio-dia, na escola Municipal Santa Isabel, na Santa Isabel.

 

 

11h20min - A Brigada Militar de Viamão confirma a prisão de um um candidato a vereador por boca de urna. O flagrante ocorreu pouco antes das 9h no Parque Índio Jari. Segundo a PM, ele estava distribuindo santinhos nas proximidades de uma seção eleitoral.

O detido, é Luiz Machado, 65 anos, que concorre pelo PL. O registro de crime eleitoral foi efetuado.

 

 

11h - Uma urna precisou ser substituída em Viamão. Foi na escola Barão de Lucena, na São Tomé,  seção 272. O equipamento foi trocado com agilidade, por volta das 10h, e a votação parou por apenas 40 minutos.

Segundo o TRE-RS, até 11h, 134 urnas foram substituídas no Rio Grande do Sul.

 

10h30min - Valdir Bonatto acaba de votar. O candidato chegou pouco antes das 10h na escola Municipal Santa Isabel, na Santa Isabel;

 

10h15min - O presidente Jair Bolsonaro votou por volta das 10h no Rio de Janeiro. Ele apoia o candidato a prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) e o filho, candidato a vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos).

 

10h - Guto Lopes votou há pouco. O candidato cumprimentou eleitores na escola Apolinário Alves dos Santos, em Águas Claras. Agora ele se prepara para acompanhar o voto do candidato a vice-prefeito, Adão Pretto.

 

9h30min - Os candidatos a prefeito e vice de Viamão se preparam para votar. Capitão Martim vota daqui a pouco na Escola Genésio Pires em Itapuã; Guto Lopes vota às 10h na escola Apolinário Alves dos Santos, em Águas Claras; Valdir Bonatto vota por volta das 10h na escola Municipal Santa Isabel, na Santa Isabel; Adriano Ricoldi vota às 10h, também na escola Santa Isabel; Nadim Harfouche votará no Centro de Formação Profissional Walter Graff, no Centro, também pela manhã; E Paulo do Sopão tem voto previsto para 16h na escola municipal Lauro Rodrigues, na Augusta.

 

9h15min - O ex-presidente Lula votou há pouco em São Bernardo do Campo. Acompanhado de repórteres e militantes, afirmou que espera crescimento do PT nessa eleição.

 

9h - Fique atento: Mais de 1,2 mil eleitores de Viamão tiveram seus locais de votação alterados pela Justiça Eleitoral. O motivo, além da pandemia, são problemas estruturais nos prédios. Antes de sair de casa, consulte o endereço de sua seção.

Clique aqui e veja as seções transferidas e os novos locais

Saiba quais documentos levar para votar e o que é permitido nesse domingo de eleição

 

8h40min - O movimento é tranquilo nas escolas Stella Maris e Setembrina, na região central. Apesar da fila, o processo de votação demora em torno de dez minutos para cada.

 

8h30min - Segundo o TRE-RS, até 8h30min, 23 urnas foram substituídas no Estado devido a problemas técnicos.

 

8h - Muita sujeira nas ruas. Propaganda eleitoral, os populares santinhos, tomam conta da frente das principais seções eleitorais. Equipes da Prefeitura de Viamão realizam a limpeza.

 

 

7h35min - O presidente Jair Bolsonaro deixou o Palácio da Alvorada, em Brasília, por volta das 7h30min rumo ao Rio de Janeiro, onde votará no primeiro turno das eleições municipais.

 

7h - As sessões eleitorais abriram há poucos instantes (pelo horário de Brasília) em recebem votos até 17h. Em Viamão, o processo ocorre sem contratempos significativos: apesar de filas de pessoas aguardando, a votação ocorre de forma rápida nas principais seções eleitorais. Na escola Luciana de Abreu, na Augusta, em torno de cem pessoas esperam a vez de votar.

Essas primeiras três horas (até 10h) são reservadas preferencialmente para pessoas com mais de 60 anos e integrantes de grupos de risco para a COVID-19. Tire dúvidas neste link.

Guia do eleitor: tudo que você precisa saber para votar

 

 

Leia também:

Ao menos 1,2 mil eleitores de Viamão têm locais de votação alterados neste domingo; veja a lista

Candidatos em Viamão receberam parcelas do Auxílio Emergencial do Governo Federal

Eleições 2020 | Confira, em detalhes, os bens declarados e a evolução patrimonial dos candidatos a prefeito e vice de Viamão

PREFEITURÁVEIS DE VIAMÃO | Os gostos de Dona Lurdes, candidata a vice de Adriano Ricoldi

PREFEITURÁVEIS DE VIAMÃO | Do que Adriano Ricoldi gosta

COM VÍDEO: Série Candidatos a prefeito | Assista à entrevista com Capitão Martim

COM VÍDEO: Série Candidatos a prefeito | Assista à entrevista com Maninho Fauri

COM VÍDEO: Série Candidatos a prefeito | Assista à entrevista com Nadim Harfouche

COM VÍDEO: Série Candidatos a prefeito | Assista à entrevista com Guto Lopes

COM VÍDEO: Série Candidatos a prefeito | Assista à entrevista com Valdir Bonatto

COM VÍDEO: Série Candidatos a prefeito | Assista à entrevista com Paulo do Sopão

Cristiano Abreu

Redação, sugestão de pautas e redes sociais
51 9 9962 3023
[email protected]

Rafael Martinelli

Editor
[email protected]

Roberto Gomes

Diretor
[email protected]

Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
Desenvolvido por i3Web.
2016 - Todos os direitos reservados.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Sala 5 - 94410-630 - Centro - Viamão - RS