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Opinião

Como lidar com a ansiedade e estresse em momentos de reclusão

por Erickson Rosa | Publicada em 01/04/2020 às 00h| Atualizada em 10/04/2020 às 12h40

Ansiedade, depressão, estresses. Essas são as emoções que sentimos em tempos de grande angústia e incerteza. Nesse momento que vivemos, precisamos mais do que nunca utilizar nossa capacidade de equilibrarmos emocionalmente e de não sucumbirmos ao medo. Precisamos ter estratégias eficientes para lidar com nossas emoções em tempos de grandes desafios.

Além disso, essas emoções podem acabar gerando problemas de relacionamento com quem amamos. Mas podemos lidar com essas situações de outra forma.

Nesse texto, quero apresentar algumas estratégias para lidar com essas emoções perturbadoras. Nesse tempo de isolamento e dificuldade essas práticas podem nos ajudar a atravessar esse momento e ainda aumentar nosso autoconhecimento.

 

Estratégias para lidar com a reclusão

 

  1. Crie uma rotina.

Estar em casa e mudar de rotina nos deixa muitas vezes perdidos. Por essa razão, criar uma rotina, deixa você focado no que precisa ser feito. Crie horários das coisas que precisa fazer para não se desorganizar mental e emocionalmente.

 

Tire um tempo para a quietude.

Experimente ficar em silêncio durante algum tempo. Isso acalma e deixa que você organize seus pensamentos. Aproveite esse momento para ficar em sua própria companhia e assim lidar com suas emoções e pensamentos. É uma forma de também olhar para dentro.

 

Separe um momento para conversar com amigos e familiares.

Sim, estamos reclusos, mas também podemos usar as tecnologias a nosso favor. Se você estiver com seus familiares em quarentena, aproveite para tirar um tempo e conversarem. Somos seres sociáveis e precisamos disso para nos sentirmos bem. Utilize também plataformas digitais para isso, separando um tempo para conversar com seus amigos.

 

Cuide das pessoas

Cuidar de quem está a nossa volta faz com que manifestemos a compaixão. Essa emoção tão poderosa nos tira do foco de nosso sofrimento para um sentimento mais elevado. Esse cuidado pode ser uma palavra, um olhar ou apenas escutar o outro. Estamos com as portas de nossa casa fechada, mas não precisamos fechar as portas de nosso coração e ouvidos. Quando falar com um amigo por telefone, experimente colocar sua mente no cuidado. Você ouve com cuidado e busca ajuda-lo sinceramente.

 

Medite

A meditação é extremamente importante nesses momentos, pois nos reconecta com nossa paz e tranquilidade. A meditação é uma forma poderosa de nos manter serenos e aumentar nossos recursos para lidar com situações estressantes. Se você não sabe meditar, deixo aqui um manual passo a passo para que aprenda.

Essas são as cinco dicas que quero deixar para você. Também deixo aqui um vídeo que fiz falando sobre como lidar com o isolamento.

Espero que esse material lhe ajude a superar esse momento. Fique tranquilo, pois em momentos como esse o que mais precisamos é de força para superarmos esses desafios. Estamos vivendo um momento delicado e precisamos cuidar de nós mesmos e das pessoas que amamos. Siga as recomendações médicas e fique em casa. Um grande abraço e muitas bênçãos para você e para seus familiares.

 

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