Em todo o mês de setembro é montada uma grande estrutura de ensino prático sobre a Revolução Farroupilha na Fazenda, onde estudantes têm a oportunidade única de conhecer, em atividades práticas, a história do RS e também participar de oficinas interativas que contam sobre a cultura gaúcha.
“A proposta é valorizar e aprofundar os conhecimentos sobre a história do Rio Grande do Sul por meio de um aprendizado prático que aguce a vontade e o prazer de estudar nossa História”, explica o Diretor de Relacionamento com o Mercado da Quinta da Estância, Rafael Goelzer.
As oficinas oferecidas são:
- Arqueologia e o estudo dos primeiros habitantes do Rio Grande do Sul (como arqueólogos, os participantes reconstroem a história de povos que não deixaram vestígios escritos).
- Herança indígena na cultura gaúcha (vocabulário, alimentação, hábitos e costumes).
- Viamão, Porto Alegre e as capitais do Rio Grande do Sul.
- A origem das vestimentas, bandeira, hino e a cultura gauchesca.
- Erva-Mate: Os estudantes têm a oportunidade de acompanhar todo o processo de preparo da erva-mate desde a folha no galho da Planta de Erva Mate, até a secagem das folhas, separação, seleção e posterior moagem das folhas já secas, além da história sobre a utilização do chimarrão no cotidiano gaudério.
- Cuia: Observação e aprendizagem de todo o processo de confecção da cuia, desde o porongo cru, até sua secagem, corte, limpeza, ornamentação e curtimento para o uso.
- Tosquia: A importância da lã na vida do gaúcho. Todo o processo de preparo da lã, desde a tosquia que é realizada junto aos alunos, até a separação e limpeza dos fios da lã para confecção de roupas e outros objetos utilizados na vida gaúcha.
- Couro e laço: Oficina em que os participantes acompanham o preparo e o trançamento do couro para a confecção de laços de 3 e 5 tranças para uso na lida campeira.
- Encilha e Tiro de Laço: Estudo sobre os diferentes tipos de encilhas que existem (4 tipos). É demonstrado passo a passo como deve ser encilhado um cavalo e a função real de cada parte da encilha. Preparo do laço para ser levado à lida, posição correta do laço, melhores locais para se laçar um boi ou cavalo e atividade de tiro de laço em boi simulado.
- Cavalo e Montaria: As diferentes funções e papel decisivo do cavalo na vida dos gaúchos. Maneira adequada para se montar em um cavalo, formas de controle de direção e velocidade.
- Charque: Oficina onde os participantes acompanham o processo de produção de charque, desde o salgamento até a colocação do charque para ventar. Também vai ser muito explorada a função político-econômica do charque na época da Revolução Farroupilha.
- Roda de Contos e Lendas: Oficina onde os participantes sentam-se em uma roda no Galpão Crioulo e o monitor apresenta histórias, contos e lendas gauchescas.
Além disso, os estudantes vão conhecer as botas de garrão cru, boleadeiras e também a evolução da indumentária gaúcha e nossas ligações e aprendizados com os povos indígenas.
“Durante todos estes anos de trabalhos voltados à Educação, a Quinta da Estância conseguiu montar um grande museu a céu aberto sobre a História de nosso Estado. Utensílios antigos, como carretas de boi, arados pica-pau, moendas, grade de cravos, algumas armas que eram utilizadas nas batalhas, manteigueira manual, entre outros, fazem parte da infraestrutura explorada pelos monitores da Fazenda no estudo de como era a realidade vivida naqueles anos difíceis. Também será disponibilizado aos visitantes prova de carreteiro de charque e café de cambona”, evidenciou Goelzer.
Para mais informações, acesse https://www.quintadaestancia.com.br/servicos/instituicoes-de-ensino/ciencias-humanas/programa-farroupilha ou contate o Whats App 51 99544.0611.