A Fecomércio-RS divulgou nesta quinta-feira, dia 29, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) no mês de novembro. Segundo a entidade, o ICEC alcançou 108,4 pontos, maior resultado desde o mês de maio, variando 3,3% na comparação com o mesmo período do ano passado.
– O resultado é bom, mas são surpreende. O último trimestre do ano é marcado por um maior consumo, o que impacta na confiança dos empresários. Vamos ver como as ações do novo governo irão impactar na confiança daqui pra frente – destaca o presidente, Luiz Carlos Bohn.
O indicador que mede as Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), e que avalia suas percepções com relação ao momento da economia e do setor, atingiu 76,3 pontos, com um leve recuo em relação ao mês de novembro de 2017, mas aumentando em mais de 3% se comparado ao mês anterior. O indicador de expectativas quanto ao futuro (IEEC) segue em alta também desde setembro e chegou a 145,3 pontos. Em relação ao mesmo período do ano passado a variação foi pequena, de apenas 0,8%.
– É fundamental que a percepção do momento atual siga melhorando para que, assim, vários planos saiam das gavetas e movimentem a economia – explica Bohn.
Outro índice que segue em alta pelo quarto mês consecutivo e retorna ao patamar otimista é o que avalia os investimentos do empresário do comércio. Em novembro, o IIEC marcou 103,5 pontos – desde janeiro de 2015 o índice não alcançava valor tão alto – com uma variação de 11,5% na comparação com novembro de 2017. Entre os pontos que impulsionam esse aumento do IIEC, garante Bohn, estão indicadores como o de contratação de funcionários, que alcançou o maior valor desde junho de 2014, e que avalia a situação atual dos estoques, que também apresentaram melhoras.