É como diz a tradução de BREAK MY SOUL, o mais novo hit de Beyoncé: “Eu vou explodir, tirar essa carga!”
A 3a Parada Livre de Viamão pode não ter rodado esse hino, mas muita gente se sentiu assim por lá. O evento foi uma comemoração pluripartidária composta por PT, PSOL, PSDB e PDT locais, que se uniram em prol da causa LGBT+ da cidade, que agora tem comemoração municipal: o 28 de junho.
Se não teve a diva Queen B, teve sucessos lacradores como “Envolver” da Patroa Anitta e muitos outros sucessos para um público que precisava de uma data só sua para dizer ao município que, sim, a causa precisa de mais respeito e menos preconceito.
Três garotas recém-chegadas à Parada talvez assustadas com a dimensão da festa, só se limitaram a dizer para a reportagem:
– Legal!
Wenceslau Machado, motorista e amigo do pessoal do PSOL viamonense teve posição semelhante:
– Vim fortalecer a cena de Viamão.
– Trabalhamos pela reestruturação do respeito na comunidade da cidade. Já houve duas paradas anteriormente, mas esse evento é pluripartidário e foi criado a partir do fórum da diversidade. Uma lei municipal foi criada e a partir daí o dia é comemorado todo 28 de junho. A gente sabe que a luta é constante para que nos reconheçam como pessoas na sociedade. Somos contribuintes, trabalhadores e vamos incluir a sociedade viamonense nas lutas e conquistas – disse Raika Severo, presidente do PDT Diversidade de Viamão.
Denise Guedes representou o governo do prefeito Nilton Magalhães:
– Este movimento é suprapartidário em prol de uma causa. Deixamos de lado uma questão partidária e conseguimos construir uma política em favor de todos os segmentos da sociedade. O governo municipal fez um esforço imenso para colocar o evento nos moldes que está ocorrendo hoje e eu fiquei muito orgulhosa disso.
Segundo suas palavras, “O PSDB está governando para todos.”
A co-vereadora Andrielle Prates, que atua num mandato coletivo em conjunto com a vereadora Fátima Maria, também saudou o evento:
– Dia 28 é uma data importante para o orgulho LGBT+, é importante para o município e traz visibilidade e pessoas para reafirmar nossa existência em Viamão.
A vereadora Fátima Maria, PT, presidente da Comissão da Mulher e proponente da lei que incluiu o Dia do Orgulho LGBTQIA+ no calendário oficial do município deu sua opinião:
– Este evento representa o quanto o povo está a fim de romper o preconceito. O dia 28 de junho remarcará a data de luta. Debate o projeto que a gente tem de poder trabalhar questões de políticas públicas, luta contra o machismo. O povo precisa desse espaço. Estamos felizes. O fórum agradece.
Outras personalidades como a deputada federal Maria do Rosário discursaram na 3º Parada Livre de Viamão, o que você confere no vídeo abaixo, juntamente com outros depoimentos.
Não podemos nos esquecer da galera que alimenta essa galera!
O pipoqueiro Maurício Paz estava trabalhando no ponto que seu sogro mantém na mesma praça, há mais de 30 anos:
– O evento é bom, faz tempo que não temos nada na praça, tá sendo ótimo. Que saia mais eventos assim, que continue assim. Tem que ter uma coisa dessas por pelo menos uma vez no mês, que já tá bom.
Daniela Rodrigues, que vendia pastéis e quentão junto a uma amiga pensa um pouco diferente:
– As vendas estão boas. Mas penso que poderia haver menos politicagem e mais Parada LGBT, mais shows – destaca.
O evento ocorreu na mais absoluta normalidade com o apoio da Guarda Municipal e demais pessoas integradas no local.