Deputado Professor Bonatto apresentou a história do município e os empreendimentos que são referência na região.
As potencialidades turisticas em Viamão foram apresentadas na Assembleia Legislativa na sessão plenária de terça-feira (4). Durante o seu primeiro Grande Expediente, o deputado Professor Bonatto (PSDB) abordou os potenciais turísticos que impulsionam o município. “Dediquei esse momento para falar sobre tudo o que Viamão representa para os seus moradores e para o Rio Grande do Sul. Muitos empreendimentos, belezas naturais e espaços históricos ainda não são conhecidos pelas pessoas”, destaca Bonatto.
Durante sua fala, Bonatto lembrou que Viamão foi capital do Estado por 10 anos, que possuí uma área terrítorial três vezes maior que Porto Alegre e 108 quilômetros de orla. “Em um ambiente de histórias, riquezas naturais e culturais, Viamão se coloca como um destino turístico promissor, atraindo olhares e investimentos, desenvolvendo não só a economia, mas o social e o humano”, afirmou o parlamentar.
O Parque Estadual de Itapuã, Farol de Itapuã, Banhado dos Pachecos, Parque Saint Hilaire, Autodrômo Internacional de Tarumã, condomínio aéreo, Quinta da Estância, Estância das Oliveiras, Vivenda Scapini, Vila Ventura, Portais do Sul entre outros empreendimentos foram destacados pelo deputado como referências no turismo da região metropolitana. “Se hoje podemos falar sobre as potencialidades do turismo no município é porque temos pessoas que acreditaram que nessa terra era possível empreender e investir”.
O Grande Expediente também marcou o lançamento do livro “Viamão 300 anos”, do escritor e jornalista José Barrionuevo que faz um resgate histórico do município e apresenta em detalhes histórias de grandes empreendedores da cidade.
A mesa de autoridades foi composta pelo presidente da Assembleia, deputado Vilmar Zanchin, o secretário de turismo do Estado, Vilson Covatti, o prefeito de Viamão, Nilton Magalhães, a promotora de justiça da Primeira Promotoria de Justiça especializada de Viamão e promotora da Promotoria Regional da bacia de Gravataí, Roberta Morillos Teixeira, o músico e compositor, João Luiz Corrêa, o jornalista José Barrionuevo e o sócio diretor da Quinta da Estância e vice-presidente da Federasul, Rafael Sittoni.